Setor de eventos se organiza para retomar atividades em Cianorte
Da Redação
A última alteração do decreto municipal permite eventos com até 500 pessoas, ou com até 60% da capacidade do local, em Cianorte. A notícia soou como um alívio aos profissionais e empresários do setor de eventos, ou ao menos como uma pequena esperança para se recuperarem economicamente. O setor, que há mais de um ano está prejudicado com a pandemia, hoje representa 17,15% das empresas afetadas pelas medidas restritivas. Segundo dados da Casa do Empreendedor de Cianorte, das 4.998 MEI’s abertas e ativas no município, 857 pertencem ao setor de eventos.
Dos quase mil microempreendedores individuais, em Cianorte, com ocupação direta ou indiretamente no setor de eventos, 277 são manicures/pedicures independente, 120 maquiadores, 67 churrasqueiros, 37 comerciantes de flores, 23 confeiteiros, 62 doceiros, 47 fotógrafos, 2 humoristas e contador de histórias, 4 locadores de equipamentos recreativos, 13 locutores, 5 locadores de equipamentos musicais, 63 pipoqueiros, 33 promotores de eventos, além de técnicos de sonorização, salgadeiras, e outros.
A permissão para realizar eventos deve atingir principalmente as festas de casamentos, em maioria adiadas desde o ano passado. Segundo a proprietária de uma loja de vestidos no centro de Cianorte, Vera Fachini, o movimento ainda não apresentou melhoras. “Para o setor de casamentos, agosto é mesmo o pior mês, então acreditados que a partir de setembro a procura aumente, mas enquanto não puder dançar, e o limite for até ás 00hora, acho pouco provável que os casais decidam pela festa”, destaca.
O proprietário de uma empresa especializada em buffet, contou que ainda não sente segurança em agendar eventos para os próximos meses. “Algumas pessoas começam a procurar e agendar para o ano que vem, mas para esse ano ainda tenho receio, pelo menos até tudo estar realmente liberado”, conta o Rafael Garcia.
Para o setor de festa infantil, o trabalho retornou assim que foram permitidos eventos com até 30 pessoas, mesmo com a procura menor do que o período anterior à pandemia, o seguimento segue funcionando.
“Ainda tem muita gente com medo. Fazem reservas e depois desmarcam. Mas os eventos estão acontecendo e aumentando gradativamente, seguindo as normas e com toda a segurança necessária”, conta a proprietária de um salão de festas infantis, Mayra Tranzola Pacheco de Macêdo.
AUXÍLIO CIANORTE
Segundo a prefeitura municipal de Cianorte, o Auxílio Emergencial Municipal para os profissionais do setor de eventos, tem mais 38 habilitados para o recebimento do benefício. A lista foi publicada na última terça-feira, 03, no órgão oficial do município (https://www.cianorte.pr.gov.br/orgao-oficial
O Auxílio Emergencial Municipal foi lançado em 03 de maio deste ano, com o objetivo de prestar apoio financeiro aos profissionais de eventos que perderam renda em decorrência das medidas de enfrentamento à Covid-19. O valor é de R$ 750, dividido em três parcelas mensais e consecutivas de R$ 250. A seleção inicial contou com 128 aprovados, que receberam a primeira parcela em junho.