Lixo acumulado em rua improvisada incomoda moradores na Zona 4
Da Redação
Moradores do Residencial Recanto Novo Verde, e da zona 4 de Cianorte reclamam do lixo orgânico e entulho despejados em um terreno baldio entre os dois bairros. Segundo os moradores, o terreno pertence à Prefeitura de Cianorte, é após o fim da construção do residencial, usuários improvisaram uma via pública, tornando-a uma extensão da Rua José Buzo.
No amontoado de lixo, é possível encontrar sacos plásticos, restos de comida e muitas roupas, e sapatos, além de restos de construção. Uma moradora comentou que a prefeitura chegou a fazer a coleta do lixo, mas os moradores continuam despejando o lixo inadequadamente. Já os entulhos, e a terra foram deixados por uma construtora, responsável pela obra do residencial.
Além do lixo, a rua improvisada está incomodando quem mora por perto. A dona de casa Neusa Aparecida Raimundo Primo, mora com a mãe de 83 anos, e que sofre de problemas cardiorrespiratórios. Ela reclama da poeira que se forma quando os veículos passam pelo local. “Tiraram o alambrado daqui, e fizeram de rua. Se pelo menos colocassem um cascalho para diminuir a poeira, ou fechar. Ninguém está aguentando, até caminhão de construção civil passa por aqui”, conta a moradora.
Segundo a Prefeitura de Cianorte, após ser informada da situação, foi averiguado que o descarte de entulhos é de responsabilidade da construtora, que já foi informada e deve efetuar o recolhimento do material pertinente à sua atuação e providenciar a destinação correta, assim como receber as sanções cabíveis.
Em nota, a prefeitura informou que o local receberá a instalação de uma placa com o indicativo de proibido jogar lixo, e que os demais materiais, como roupas, calçados e garrafas, descartados irregularmente pela população, serão recolhidos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
“É importante lembrar que manter a cidade limpa é uma responsabilidade conjunta da prefeitura e população”, diz a nota.
As denúncias podem ser feitas pela ouvidoria municipal, por meio do site da Prefeitura https://www.cianorte.pr.gov.br/pagina/ouvidoria-municipal, ou pela Secretaria de Meio Ambiente, através dos telefones fixo (3631-6152) ou Whatsapp (9 91458630) e, ainda, diretamente à Polícia Ambiental/Força Verde, pelo 3637-3439.
Sobre a rua improvisada, até o fechamento da reportagem, a TRIBUNA não recebeu retorno da prefeitura.
(Na tarde de ontem, após as denúncias realizadas pela TIBUNA, o lixo foi recolhido do local. Sobre a rua improvisada, até o fechamento da reportagem, a TRIBUNA não recebeu retorno).