Após mais de 4 horas de motim, 15 presos são transferidos da cadeia de Cianorte
Redação
O Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) confirmou a transferência de 15 presos da cadeia pública de Cianorte, na manhã de sexta-feira, 20, após o início de uma rebelião, na noite anterior, 19. Os detidos quebraram a “sintonia” entre duas galerias e tentaram entrar no corredor de acesso a parte externa da cadeia. Equipes da Polícia Militar, do Setor de Operações Especiais (SOE) de Maringá, Corpo de Bombeiros, e o Samu, foram acionadas. 248 presos estavam na cadeia com capacidade para 72 pessoas.
A Polícia Militar foi à primeira equipe a chegar ao local, com a informação de que por volta das 19 horas, uma confusão teria começado após uma equipe de plantão apreender material ilícito no interior da carceragem.
Durante a confusão muitos familiares se reuniram em frente à cadeia pública e reclamavam que os presos questionam as punições aplicadas após a tentativa de fuga na última semana. Segundo eles, os presos estão recebendo apenas uma refeição no dia, e proibidos de ter acesso a produtos básicos de higiene.
Em nota, o Depen informou que o motim foi iniciado pelos mesmos detentos que tentaram a fuga, e que houve a necessidade de intervenção do SOE, em virtude dos presos estarem quebrando a cadeia, Em nota também foi informado que durante a contenção, alguns presos tiveram ferimentos leves e foram atendidos no local pelo Samu.
“Os presos vendo as suas tentativas de fuga frustrada e combate à entrada de materiais ilícitos não permitidos, como celulares e drogas, tentam intimidar os policiais e agentes do Depen para que não combatam as condutas não permitidas, o que não vai ocorrer”, cita o coordenador regional do Depen, em Maringá, Luciano Brito.
Sobre as reclamações dos detentos, o a administração do Depen disse que está fazendo transferências periódicas da Cadeia Pública de Cianorte, e que nos últimos meses mais de 60 presos foram transferidos, assim como as mulheres, que são transferidas para a nova unidade do DEPEN, em Campo Mourão.
“O Depen tem feito diversas melhorias na estruturai predial da Cadeia de Cianorte, visando elevar a segurança e dar mais condições de execução penal, foram concluídas ampliação de ambulatório, espaço para recepção de visitantes, parlatório em parceria com a OAB Cianorte, reformas de 02 das 05 galerias, troca de sistema elétrico, impermeabilização de lajes e celas, e sistema hidráulico, melhoria as condições de salubridade, assim como equipamentos de combate a incêndio, e armamento, munições e a capacitação de servidores”, destaca o coordenador.
Uma equipe do SOE permanece na unidade para reforçar a segurança até que os trabalhos sejam finalizados. Os presos envolvidos no motim foram identificados e irão responder criminalmente e administrativamente pelo ato.