Rede municipal retorna aulas presenciais com adesão superior aos 90%
Da Redação
A rede municipal de ensino de Cianorte retornou com as aulas totalmente presenciais. As turmas seguem o calendário do segundo bimestre em sala de aula, desde a segunda-feira, 30. Nas escolas a adesão ultrapassou os 90%. Pelo menos 5.500 dos 5755 alunos matriculados estão de volta. Dos 1.622 alunos matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 874 deles retornaram às salas.
Todos os 1.066 profissionais da educação que trabalham em Cianorte já receberam a primeira dose da vacina. Segundo a Secretária Municipal de Educação, até a próxima semana, todos estarão com o calendário vacinal completo.
Os professores ainda trabalham para garantir a confiança dos pais no retorno dos filhos. Alguns alunos permanecem de forma híbrida por problemas de saúde, ou por residir com familiar do grupo de risco, ou ainda, por precaução por parte dos pais. Já nas CMEIs, o maior índice de evasão está relacionado à precaução, e pela logística de atendimento de meio período, que dificulta para aqueles que trabalham.
Para manter a segurança dos alunos e profissionais, todas as escolas das seguem as medidas sanitárias de acordo com o Protocolo de Biossegurança da instituição de ensino, pautadas na Resolução da Secretaria Estadual de Saúde (SESA).
As carteiras são posicionadas com um metro de distanciamento. Profissionais controlam a temperatura de todos que adentrarem nas escolas, e nos casos em que a temperatura estiver igual ou superior a 37,1 a família é acionada. Máscaras são obrigatórias e trocadas pelo menos uma vez durante o período de aula.
O horário do recreio é diferenciado para um número reduzido de turmas, para evitar aglomerações dos estudantes. Por enquanto a prioridade tem sido as atividades individuais para evitar o contato físico entre eles.