Compra Direta garante alimento para mais de quatro mil famílias

Da Redação

O Programa Compra Direta Paraná tem garantindo alimentos para mais de 4 mil famílias carentes atendidas pelo Núcleo Regional de Cianorte, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Os alimentos são distribuídos para 13 entidades entres Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) nos Municípios de Cianorte, Cidade Gaúcha, Indianópolis, Guaporema, Japurá, Jussara, São Tomé, São Manoel do Paraná, Rondon, Tapejara e Tuneiras do Oeste.

O programa é atendido por seis cooperativas do Estado. Elas são compostas por cerca de dois mil agricultores familiares, e fornecem 75 tipos de alimentos, entre hortaliças, frutas, leguminosas, panificados, sucos, farinha, arroz, feijão, ovos, temperos e complementos, entre produtos convencionais e orgânicos de acordo com a disponibilidade da época do ano e da cooperativa.

As entregas são feitas periodicamente, dependendo do produto e da quantidade. Podendo ser mensal, quinzenal, ou trimestral. Tudo acordado para cada caso.

O PROGRAMA

O programa foi criado em 2020, por decorrência da pandemia do novo coronavírus, e a dificuldade de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Além da carência nutricional das famílias em estado de vulnerabilidade.

O objetivo é adquirir, de forma emergencial, gêneros alimentícios da cooperativa ou associação da agricultura familiar destinando diretamente ao atendimento da rede socioassistencial do Estado, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, entre outros.

Hoje, o programa faz parte do Governo do Estado do Paraná e no último edital foram chamadas 148 cooperativas e associações familiares e movimenta mais de 25 milhões de reais em todo o estado. Esses produtores são selecionados através de Chamadas Públicas para os interessados, e analisados critérios de produção, e logística.