Agência de cooperação japonesa doa R$ 150 mil em equipamentos para Cianorte
Da Redação
A Prefeitura de Cianorte recebeu na manhã de hoje, 27, a visita do superintendente chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, sigla em inglês), Masayuki Eguchi, do cônsul geral do Japão no Brasil, Keiji Hamada, e o deputado federal e presidente do Grupo Parlamentar Brasil – Japão, Luiz Nishimori. Na cerimônia foram entregues aproximadamente R$ 150 mil em equipamentos e insumos hospitalares para a Secretaria Municipal de Saúde.
Foram entregues dez circuitos para ventilador, quatro sistemas de alto fluxo, quatro kits circuito respiratório descartável. 20 cânulas nasais para terapia de alto fluxo (dispositivo utilizado no suporte ventilatório sem máscara, o que o torna sua utilização mais confortável ao paciente, diminuindo o esforço respiratório), mil aventais descartáveis, mil máscaras de proteção, e mais dez máscaras facial.
O pedido dos insumos foi enviado pela secretária de Saúde, Rebeca Galacci, que é ex-bolsista do Programa. Após finalizar a capacitação, em 2019, de “Saúde, medicina e bem-estar da comunidade e reaproveitamento de recursos” para adquirir conhecimentos relacionados com métodos para utilizar os recursos sociais existentes para cuidar dos idosos, a ex-bolsista desenvolveu um projeto com a Associação Cultural e Esportiva de Cianorte (Acec), para iniciar as atividades para os idosos da associação e suas famílias, e desde então, tem trabalhado para expandir os conhecimentos que adquiriu no curso.
“Todo o ex-bolsista da Jica volta ao Brasil com a missão de disseminar o que aprendeu, além de ter um suporte do Governo do Japão em seus projetos. Eu enviei a nossa necessidade e fiquei muito feliz de receber o retorno”, conta a secretaria.
Cianorte foi a única cidade escolhida para receber o apoio do Japão com insumos médicos. “É satisfatório ver nossos bolsistas trabalhando ativamente em suas funções. Durante a pandemia nossa demanda de pedidos de apoio era muito alta, mas lendo a carta de Rebecca percebemos a necessidade de dar prioridade a esse atendimento”, destacou Eguchi.
“Meu desejo é que essa entrega auxilie no tratamento médico de quem precise e que reforce a amizade entre Brasil e Japão”, citou Hamada.
A Jica é a agência do Governo Japonês responsável pela implantação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento, com o objetivo de contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.
No final do evento os visitantes receberam uma lembrança do Parque Cinturão Verde e Morena Rosa.