Cianorte recebe nova viatura do IML
Da Redação
A Prefeitura de Cianorte recebeu na manhã de hoje, 05, a nova viatura destinada para serviços do Instituto Médico Legal (IML). O veículo, entregue pelo assessor da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), coronel Adilson Luiz Correa, e o diretor técnico do interior da Polícia Científica, Marcio Alexandre Tavares, está avaliado em R$ 250 mil. A entrega aconteceu em frente à prefeitura, e contou com a presença de vereadores, lideranças municipais, e o prefeito de Tapejara e presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste (Amenorte), Rodrigo Pezão.
A viatura, que já começa a atender a comunidade na próxima semana, ficará estacionada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. O órgão é quem vai destinar os profissionais que vão trabalhar no recolhimento dos corpos. Serão contratados até três motoristas e auxiliares que vão trabalhar em forma de plantão. Eles devem passar por um treinamento nos próximos dias.
O serviço estará disponível através de um convênio entre a Sesp e a Prefeitura de Cianorte. O município vai custear os gastos com combustíveis e as contratações.
A nova viatura deve diminuir o tempo de espera e melhorar o tratamento às vitimas de crimes violentas. O antigo veículo foi retirado do atendimento em janeiro deste ano por falta de condições de uso.
Segundo o secretário de Defesa Social de Cianorte, tenente-coronel Elias Ariel de Souza, a viatura estava irregular e necessitava de manutenção. Sem o fornecimento desse trabalho, o tempo médio para retirada dos corpos é de quatro a seis horas.
“A Administração não estava insensível quanto ao apelo da população. Mas era necessário tempo e protocolo”, destacou o coronel.
Segundo o prefeito Marco Franzato, após os apelos das famílias, ele procurou o Estado para resolver o problema no município.
“Esse era o pedido de toda a região. O modelo que tínhamos antes era completamente fora das normas, e procuramos regularizar isso. Desde o último caso, que foi muito triste, nós levamos para o governo do Estado e houve a resposta rápida para suprir essa necessidade”, cita o prefeito.
Franzato ainda alertou que, mesmo com a viatura disponível, para os municípios da região, o corpo só pode ser recolhido após a chegada da equipe de pericia técnica.
“Nós vamos ter profissionais de perícia em breve, e já estamos alugando um local para manter essa equipe. Mas a população precisa entender que em toda situação de crime é necessário que primeiro seja feito o trabalho desses profissionais. Mas, sem dúvidas, o veículo já vai diminuir e muito esse espaço de tempo e o sofrimento desses familiares”, complementa.
SEDE IML
O projeto para a construção da sede do IML em Cianorte está na Câmara de Vereadores para votação. Um terreno ao lado do Tiro de Guerra, no bairro Cianortinho, já foi cedido pela prefeitura e aceito pela Sesp.
O investimento para a construção da sede é de aproximadamente R$ 6 milhões, com a origem ainda não definida.
A sede vai atender todos os doze municípios da macrorregião. Segundo o coronel, a previsão de entrega é até 2023.