Programa CastraPet chega a Cianorte em janeiro
Da Redação
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná, está com as inscrições abertas para castração de animais domésticos de famílias de baixa renda, em Cianorte. A ação promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com a Prefeitura, vai acontecer no dia 10 de janeiro.
Serão ofertadas gratuitamente 202 castrações para cães e gatos que possuem entre quatro meses e oito anos, machos ou fêmeas e de todos os portes. As famílias que desejarem a realização do serviço em seus animais devem se inscrever a partir desta quinta-feira, 25, na Secretária do Meio Ambiente.
Para a inscrição não é necessário levar o animal, mas conter comprovante de endereço, cartão do Bolsa Família ou resumo do Cadastro Único.
ORIENTAÇÕES
Ao levar o pet para a cirurgia o tutor recebe orientações pós-cirúrgicas e sobre cuidados necessários, além de remédios para a recuperação do animal, como antibióticos.
Os tutores são orientados sobre o jejum absoluto (comida e água) de oito horas que o animal deve fazer antes de passar pelo procedimento. Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia.
PROGRAMA
O Castra Pet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente e já aconteceu em mais de 100 municípios do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornaram um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras. A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Pensando nesse equilíbrio, criamos o Castrapet: uma ação permanente que beneficiará todo o Paraná”, destaca o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.