Prefeitos da região assinam adesão ao programa PlanificaSUS

 Da Redação com Assessoria

Os prefeitos dos municípios que integram a 13º Regional de Saúde (13ºRS) participaram de um workshop de lançamento do programa PlanificaSUS Paraná, e formalizaram a adesão ao programa desenvolvido pela Secretaria estadual da Saúde (Sesa). O evento aconteceu na manhã de quarta-feira, 24, no auditório da Universidade do Paraná (Unipar), em Cianorte. Profissionais e secretários da Saúde também participaram do evento.

O PlanificaSUS é composto por várias etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais, e tem como objetivo principal unir e integrar equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), prestados nos municípios; na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH), com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)

De acordo com secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a expansão do programa é fundamental para a nova fase pós-pandemia no Paraná. “Teremos de reorganizar a Atenção Primária e Especializada, restabelecer o contato com a população que sofre de doenças crônicas e que se distanciara das Unidades de Saúde. O PlanificaSUS permite esse aprimoramento e qualificação. É com muita alegria que recebemos a adesão de todos esses municípios”, enfatizou.

OUTRAS REGIÕES

Entre os dias 22 a 24 de novembro, 115 municípios e de todos os consórcios da Macrorregião Noroeste formalizaram a adesão. Os wokshops aconteceram também nas regionais de Saúde de Maringá (15ª), Paranavaí (14ª), Campo Mourão (11ª), e Umuarama (12ª).

“Mais de 90% dos municípios de todo o Paraná já se comprometeram a implantar o programa. Mas agora, com as assinaturas e formalização desse compromisso, nosso trabalho se torna ainda mais efetivo, e ganha força para a expansão do PlanificaSUS Paraná. Gostaríamos de chegar aos 399 municípios”, comemorou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria estadual da Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Na agenda estão ainda 16 encontros a serem realizados, que seguem até a primeira quinzena de dezembro.

CONSELHO NACIONAL 

A implementação do programa foi proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nos 27 estados brasileiros. São parceiros o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde. A operacionalização consiste em seis etapas (Etapa Preparatória, quatro Etapas de Implementação e Etapa Controle).