Média móvel de casos de covid tem acréscimo de 173% em uma semana
Da Redação
Após as festas do final de ano, o número de casos de covid-19 volta a disparar em Cianorte. Desde o início do ano foram confirmados 28 novos casos, um acréscimo de 173% se comparado à última semana de 2021. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, a média móvel de casos era de 5,85 na segunda-feira, 03.
Apesar do aumento de casos, as internações permanecem estáveis. A taxa de ocupação permanece em 0%, sem nenhuma internação pela doença na Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), em Cianorte.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci, é preciso levantar um alerta com a mudança no cenário epidemiológico da cidade. “Com as festividades de Natal e Ano Novo, caracterizadas por reuniões, viagens e recepção de amigos e familiares vindos de outras cidades, estados e até países, somadas a várias situações de falta de cuidado, como o desrespeito ao distanciamento social e o não uso de máscara, nota-se o aumento da transmissão. Portanto, é necessário que a população tenha consciência, retome e redobre todas as medidas de prevenção”, comenta a secretária.
O boletim emitido pela Saúde, na terça-feira, 4, confirmou 20 novos casos da doença. Desde a segunda quinzena de dezembro que os números não param de subir.
A cidade encerrou o ano de 2021 com 6.265 casos confirmados e 138 óbitos. Ao todo, são 10.651 casos, sendo 5064 mulheres, 4523 homens, e 1064 crianças e adolescentes.