Ministério da Saúde inclui crianças no esquema vacinal

OParaná

A inclusão de crianças de 5 a 11 anos no plano de operacionalização de vacinação contra a Covid-19 foi confirmado nesta quarta-feira, 5, pelo Governo Federal. As primeiras doses, mais de 1,2 milhão do imunizante da Pfizer, para este público-alvo deverão chegar ao Brasil no próximo dia 13. Até o momento é a única vacina aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Ainda no primeiro trimestre de 2022, o Brasil receberá mais 20 milhões de doses pediátricas. De acordo com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, esta era a capacidade máxima de entrega da Pfizer. O país tem cerca de 20,5 milhões de crianças que já podem ser vacinadas. O MS informou também que receberá, ainda em janeiro, um lote de mais 3,74 milhões de doses.

No dia seguinte a sua chegada, a primeira remessa já será enviada aos municípios. Nos dias 20 e 27 deste mês, há previsão da chegada de dois outros lotes com a mesma quantidade de vacinas. “Será adotado o critério populacional para a distribuição das doses”, afirmou Rodrigo Cruz.

Segunda ele, será preciso que a criança vá vacinar acompanhada dos pais ou responsáveis ou leve uma autorização por escrito. O Ministério também recomendará uma ordem de prioridade, privilegiando pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes; indígenas e quilombolas; crianças que vivem com pessoas com riscos de evoluir para quadros graves da covid-19; e em seguida crianças sem comorbidades.