Prefeitura de Japurá decreta estado de emergência hídrica
Da Redação
Em virtude do baixo nível de água nos postos de captação do Rio Ivaí e o longo período de estiagem, a Prefeitura de Japurá decretou Estado de Emergência. O documento foi assinado nesta quinta-feira, 6, pela prefeita Adriana Polizer, com validade, inicialmente, de 180 dias.
Segundo informou a chefe do executivo, a cidade sofre com a seca desde o início de 2021 e a situação teria se agravado nas últimas semanas, causando irregularidades no abastecimento de água potável e, consequentemente, prejuízos à produção agrícola e agropecuária.
“Esse ano nós tivemos dois períodos intensos de estiagem. No primeiro não decretamos emergência, mas após o vendaval e a chuva de pedra foi necessário decretar emergência com o respaldo do Estado e do Governo Federal”, afirma a prefeita.
Ela ressalta que essa decisão vem ao encontro do decreto estadual. “Esse decreto é também uma resposta aos produtores rurais do nosso município, que tanto necessitam desse apoio após a perda significativa da produção”.
PARANÁ
Além de vários municípios do Paraná, o Governo do Estado também decretou estado de emergência hídrica. O governador Ratinho Junior (PSD) assinou o decreto no dia 30 de dezembro, após a estiagem prolongada, desde a metade de 2019, se agravar no último trimestre de 2021.
O decreto autoriza os órgãos estaduais a atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Ficam dispensados de licitação os contratos de compra de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras para a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo de 180 dias, que é o período de vigência do decreto.