Regional de Saúde vai começar fiscalização por municípios que aderiram ao decreto estadual
A 13ª Regional de Saúde vai dar início à fiscalização dos municípios da região que aderiram o decreto Estadual 4942/20 que impõe medidas restritivas de prevenção à Covid-10. A fiscalização tem início nesta quinta-feira, 9, e contará com o apoio da Polícia Militar.
Conforme esclareceu a chefe da 13ª RS, Adriana Guimarães, a regional fez um calendário para a realização do trabalho. “Estamos fazendo um cronograma pra fazer a fiscalização. Amanhã passaremos pelos municípios de Indianópolis, São Manoel do Paraná e São Tomé. Vamos fazer fracionada”, explicou.
As fiscalizações irão ocorrer conforme disponibilidade de equipe profissional e também de acordo cronograma estabelecido.
Com relação à Cianorte, Adriana disse que o município aguarda decisão de um pedido de liminar requerido pelo Ministério Público do Paraná após o órgão ingressar com uma ação civil pública contra o Município por não atender o que exige o decreto. “A principio em Cianorte existe uma questão que foi ajuizada, está em tramite. Então estamos aguardando com respeito os gestores municipais”, esclareceu.
Rondon
O prefeito de Rondon, Ailton Alfredo Valloto, revogou o decreto municipal 5360/20 com medidas para o enfrentamento do novo coronavírus, para seguir o decreto Estadual de número 4942/20 que impõe medidas mais restritivas de prevenção à doença. O decreto entrou em vigor na sexta-feira, 3.
Conforme o decreto estadual, ficam suspensas as atividades não essenciais por 14 dias. O decreto foi direcionado a oito Regionais de Saúde do Estado.
Cidade Gaúcha
Cidade Gaúcha é um dos municípios da região que mais apresentou aumento no número de casos de Covid-19 na última semana, foram 69 casos registrados, chegando a 83 confirmações. Mesmo com o aumento nos casos, o município não aderiu o cumprimento do decreto estadual 4942/20, de 30 de junho.
De acordo com o prefeito da cidade, Alexandre Lucena, o aumento dos casos se refere ao número crescente de testes que são realizados na cidade. “Estamos testando bastante, acho que é um dos municípios que mais tem testado”, afirmou.
Conforme esclareceu o prefeito, as lideranças do município vão se reunir durante esta semana para tomar novas medidas para acatar os termos do decreto estadual. “Vamos nos reunir essa semana para ver o que faremos. Vamos aderir também” esclareceu.
O prefeito afirmou que antes do decreto estadual, o município já trabalhava com medidas rígidas como toque de recolher e mantinha um número baixo de confirmações, mas de uns dias para cá o número de positivações cresceu rapidamente. “Percebemos que boa parte dos casos estão ligados aos viajantes, motoristas de caminhão que passam o vírus para a família e as famosas festinhas particulares. Estamos estudando algumas medidas”, acrescentou.
WhatsApp Tribuna de Cianorte
Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!