Hemepar Cianorte tem aumento em 12,9% em números de doadores

Da Redação

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), com sede em Cianorte, é referência para os 11 municípios atendidos pela 13º Regional de Saúde (RS). Em um ano, o cadastro de doadores ativos sofreu um acréscimo de 12,92%. Saltando de 6.858 em 2021, para 7.744 este ano, segundo dados da coordenação do banco.

O centro na Capital do Vestuário tem conseguido manter o estoque em dia e atender a demanda regional por sangue. As coletas abastecem cinco hospitais que pertencem à 13ª Regional de Saúde: a Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) de Cianorte, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital São Paulo e a Clínica de Hemodiálise. 80% dos pedidos são realizados e entregues à Fundhospar.

De acordo com a Patrícia Regina de Oliveira, que é coordenadora do Hemepar, o resultado positivo quanto ao estoque do banco tem ligação direta com a organização do local e a disponibilidade dos doadores que não deixaram de colaborar mesmo em época de pandemia. “O estoque está suficiente, mais é preciso manter para que mantenhamos o atendimento dos serviços conveniados de Cianorte e também a Hemorede do Paraná”, comenta.

Junho é o mês de incentivo a doação de sangue e no dia 14 é comemorado o dia Mundial do Doador de Sangue. Quem passou pelo hemocentro nessa data foi recebido com uma programação especial. Além do café reforçado, os doadores receberam algumas lembrancinhas.

COMO DOAR

As coletas e atendimentos gerais são realizados de segunda à sexta feira no período da manhã. Das 13h às 17h somente atendimento geral e de segunda a sexta, sábado, domingo e feriados funciona o laboratório 24h.

Para ser apto a doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos apenas acompanhado pelo responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde, e ir descansado e alimentado evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.