Capacitação aborda a violência contra a pessoa idosa
Da Redação
Em alusão ao Junho Violeta, de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu, nesta quarta-feira, 22, uma capacitação sobre o assunto.
A secretária municipal de Assistência Social, Aline Rosa Kist, deu as boas-vindas aos presentes e afirmou que “este é o momento de reforçarmos o compromisso enquanto cidadãos, de respeito aos direitos dos idosos. Que esta tarde de informação e reflexão sirva para que todos fiquem atentos, não caiam em golpes, e saibam onde procurar os serviços”. A secretária também convidou os interessados para o curso gratuito de Cuidados Essenciais à Saúde do Idoso.
O evento contou com a explanação sobre os golpes aplicados contra a terceira idade, com o investigador da Polícia Civil de Engenheiro Beltrão, Daniel Wonsik, e com a escrivã da Delegacia da Muher, Simone Ziliane. As técnicas do CREAS, Najara Português Col e Mônica Aparecida Luna, abordaram sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa e a forma de acesso aos atendimentos ofertados pelas políticas públicas. Para finalizar, a enfermeira Andreia Pizani Domingos explanou sobre os cuidados essenciais à saúde da pessoa idosa.
Para abrilhantar a tarde, as idosas que participam do Projeto Juventude Acumulada apresentaram dois números de dança. Também estavam presentes a secretária municipal de Esporte e Lazer, Pauliane Moreno Guides, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Inês Fachini.