São Manoel do PR e São Tomé são as primeiras cidades da região a zerar casos de Covid-19
Alguns municípios da região não registraram casos ativos de Covid-19 nos últimos dias. Em São Manoel do Paraná e São Tomé todos os contaminados pela doença estão recuperados. Há apenas o registro de alguns casos que aguardam a confirmação do teste.
Em São Manoel do Paraná não há casos ativos desde o dia 15 de junho. Todos os 13 contaminados da doença estão recuperados. Apenas dois aguardam resultado de exame.
O primeiro caso da doença foi confirmado no dia 2 de abril. Foi um dos primeiros municípios da região a positivar casos da doença. Dentre os contaminados estão sete mulheres e seis homens, com idades entre 30 a 76 anos. Cinco das confirmações foram registradas pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e as demais por teste rápido.
Os dois testes que aguardam resultado foram coletados pelo Lacen nesta quinta-feira, 30, e o resultado é previsto para sábado, 1° de agosto.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o município tem seguido as medidas restritivas impostas pela prefeitura e também aderiu o decreto do Governo do Estado quando foi emitido.
O município trabalha com limite de funcionamento de bares e lanchonetes até às 22 horas, a partir deste horário apenas atendimento delivery. Além disso, segundo a secretaria, tanto no comércio como nos mercados há o controle com relação ao número de clientes e uso dos equipamentos de proteção.
São Tomé
São Tomé zerou os casos ativos de Covid-19 ontem, 31, mas ainda aguarda o resultado de cinco exames da doença. Foram 71 casos registrados no município e todos estão recuperados.
O primeiro caso registrado em São Tomé foi confirmado no dia 26 de maio. Um jovem de 20 anos, trabalhador de um abatedouro em Cianorte, foi o primeiro contaminado do município.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a administração segue todos os protocolos da Secretaria de Estado e fiscaliza o comércio. O trabalho da vigilância sanitária do município ainda conta com a ajuda da população que colabora com faz denúncias.
Indianópolis ficou três dias sem casos ativos
Indianópolis ficou sem casos ativos por três dias, na terça-feira, 28, quarta-feira, 29, e quinta-feira, 30. Ontem, 31, o município confirmou um novo caso – o único ativo no comento. Dos 58 registros, 57 estão recuperados.
Outros 13 aguardam resultado de exames e 59 estão em monitoramento.
De acordo com informações da Divisão de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Indianópolis, os casos estão bem controlados. Além disso, a administração se preocupa em fazer vistorias constantes no comércio, controlar o fluxo de pessoas e exigir o uso de máscaras e álcool em gel.
Como forma de conter o avanço do vírus, a prefeitura determinou algumas medidas, dentre elas o funcionário de bares e lanchonetes das 8h às 21h, exceto para delivery até às 23h; toque de recolher das 21h às 6h; além de outras medidas relacionadas aos usos de equipamentos de proteção.
WhatsApp Tribuna de Cianorte
Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!