OAB Cianorte recebe dois dos maiores advogados criminalistas do país
Da Redação
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu na ultima semana, o 1º Congresso de Direito Penal de Cianorte. O evento contou com a presença de dois dos maiores advogados do país: O advogado, escritor, palestrante, professor de Direito Penal e membro da Confraria Criminal, Zanone Manuel de Oliveira Junior e o advogado especialista, professor na Lei de Drogas e vice-presidente da Comissão de Júri OAB/MG, Fabiano Lopes.
O congresso falou de temas como de Cross Examination e Lei de Drogas, tendo como público alvo os advogados da região, além de membros do Judiciário, e acadêmicos de Direito.
Zanone Júnior é conhecido por casos de grande repercussão no país, como a defesa do agressor do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, Adelio Bispo Pereira ; defesa ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, condenado a 27 anos de prisão pelo assassinato, em 2010, da modelo Eliza Samudio, ex-namorada do goleiro Bruno; e Em 2015, no Pará, Zanone também fez a defesa do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, um dos cinco condenados pelo assassinato de Dorothy Stang, missionária religiosa norte-americana. O cliente do advogado foi considerado o mandante do crime.
“Hoje estamos falando sobre o domínio da prova oral e a sua importância, pois 95% da prova que é produzida no processo penal brasileiro é a prova testemunhal. É preciso saber ouvir a testemunha e saber conduzir e retirar informações necessárias. Pela atenção que estou vislumbrando, acredito que o pessoal tirou bastante proveito”, comentou o palestrante.
Leandro Lopes também e conhecido pela atuação em diversos casos de grande repercussão, como a defesa de do ex-estagiário de educação física investigado por abusos sexuais nas dependências de colégio da unidade de Cidade Nova, em Belo Horizonte (MG) e defesa do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior “Doutor Jairinho”, que responde pela morte de seu enteado, Henry Borel, de quatro anos, em março do ano passado.