Prefeitura já emitiu 550 notificações de mato alto somente esse ano
Da Redação
Sol, calor e pancadas de chuva. O típico clima em que esquenta rapidamente e em seguida chove e depois esquenta de novo, é bastante familiar durante o verão. Esta é a combinação perfeita para o crescimento da vegetação em datas vazias que, nesta época do ano, chega a atingir o desenvolvimento de até quatro centímetros por dia.
O problema fica maior nos terrenos baldios, em que muitas vezes o proprietário acaba esquecendo de dar aquela olhada e quando percebe o mato está bem alto. Somente neste ano, já foram 550 notificações emitidas pela Prefeitura aos proprietários.
Em todo o ano de 2022, foram emitidas 5.735 notificações e lançadas 331 multas. No mesmo período do ano anterior, foram 4.214 notificações e lançadas 226 multas.
Após a notificação, o prazo para a adequação é de 10 dias corridos. Se não cumprida, é lavrado o auto de infração com multa de R$ 602,62 e, além disso, se a Administração Municipal tiver que realizar a capina, é cobrada uma taxa de R$ 1,70 por metro quadrado.
Apesar de parecer inofensivo, os terrenos com mato alto podem esconder perigos como lixo acumulado, que podem servir de criadouros de mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya, além de aranhas e escorpiões.
De acordo com a Prefeitura, a denúncia de terrenos com falta de limpeza podem ser efetuadas pelos telefones: 3619-6293 / 3619-6294