Moradores reclamam de acidentes e prejuízos com fios soltos em Cianorte

Da Redação

Assim como denunciado pela Tribuna de Cianorte, os fios arrebentados nos postes, pendurados e caídos nas calçadas e nas ruas de diversos bairros da cidade, continuam causando transtornos aos moradores. Na ultima semana, a noticia de um ciclista que se enroscou em um fio solto na Avenida José Silveira, nos fundos da sedo do Tiro de Guerra, sofrendo uma queda e ferimentos da região do pescoço, levantou mais uma vez o alerta dos danos que esse descaso pode provocar nos moradores.

Nas redes sociais, dezenas de pessoas reclamam da situação e contam os prejuízos e riscos que passaram no trânsito da cidade, por conta dos fios abandonados. Além dos riscos para quem utiliza veículos, na maioria das vezes, os moradores não sabem se são fios que carregam eletricidade, ou não, e fica a preocupação com a garotada que pode mexer e até querer brincar com a fiação.

RESPONSABILIDADE DE QUEM?

Os causadores desse problema são das mais diversas naturezas, como furto e desleixo das companhias, em geral de telefonia e tevê a cabo. Um descaso que incomoda, diretamente, quem mora perto desses fios caídos ou pendurados.

Na primeira reportagem produzida pela TRIBUNA, em março deste ano, a Copel foi questionada sobre a responsabilidade em relação aos fios e informou, em nota, que a empresa divide o espaço com as companhias e que elas devem manter a manutenção adequada. A Copel atua de forma complementar, realizando inspeções nas redes de distribuição e notificando as empresas para que regularizem, inclusive mediante denúncias. Informada sobre o acidente, a empresa não se posicionou.

A Prefeitura de Cianorte também foi indagada, e novamente, até o final da reportagem, não houve resposta.

Uma aliada da segurança da população deveria ser a lei municipal que exige a manutenção desses fios. A Lei Complementar Nº 74/2019 dispõe sobre a obrigatoriedade da empresa concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica e demais empresas ocupantes de sua infraestrutura a se restringir à ocupação do espaço público dentro do que estabelece as normas técnicas aplicáveis e promover a regularização e a retirada dos fios inutilizados, em vias públicas de Cianorte.

A Lei diz ainda, que a distribuidora de energia elétrica deverá tomar todas as medidas cabíveis perante a empresa ocupante para a correção de irregularidades e a retirada de fios inutilizados nos postes bem como a retirada de feixes de fios depositados nos postes, como forma de reduzir os riscos de acidentes e atenuar a poluição visual.

As denuncias podem ser feitas na central de atendimento: 0800 510 0116.