Prefeitos da Amenorte discutem ampliação da Cerca Digital para a região
Da Redação
Os prefeitos das cidades integrantes da Associação de Municípios do Médio Noroeste do Paraná (AMENORTE) reuniram-se na prefeitura de Cianorte, na manhã de sexta-feira, 23, para tratar de importantes temas, com destaque para a segurança pública regional.
A Assembleia Geral Ordinária, convocada pelo presidente da entidade, prefeito Agnaldo Trevisan, de São Manoel do Paraná, teve como objetivo principal buscar formas de unificar os municípios da região com os órgãos de segurança, visando investimentos em segurança pública.
Durante o encontro, o presidente da Amenorte enfatizou a importância da união dos municípios em parceria com os órgãos de segurança para enfrentar os desafios relacionados à segurança pública na região. “Nossa ideia é que todos os municípios falem a mesma língua e caminhem na mesma direção para promover um controle e maior segurança. Tivemos um aumento no efetivo regional da Polícia Militar e vamos lutar para que essa divisão se mantenha nesses municípios”, comentou o presidente da Amenorte, Agnaldo Trevisan.
Uma das iniciativas discutidas foi a ampliação da “Cerca Digital”, projeto já utilizado em Cianorte, que tem apresentado bons resultados na segurança pública. O prefeito e presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop), Marco Franzato, destacou que, em parceria com a Receita Federal, o sistema funcionará com o auxílio da inteligência artificial (IA).
“Estamos buscando mais recursos e policiais para os municípios, e a Cerca Digital pode ser um ótimo plano. Já fizemos o convênio, e a partir de segunda-feira, 26, o sistema será controlado com a IA também pela Receita Federal. Agora queremos estender todo esse serviço para a região.”
A Cerca Digital é um dos principais programas de Segurança Pública para Cianorte. Com um investimento de R$ 812.449,37, o sistema consiste em 30 câmeras inteligentes e robóticas para leitura de placas de veículos, além de 26 faixas de monitoramento de radares e caracteres espalhados pela cidade. O sistema ainda possui capacidade para conexões de até 50 câmeras de vigilância.
CASA LAR
Os prefeitos do Cicenop estudam a implantação de uma Casa Lar na comarca de Cianorte. A iniciativa visa oferecer um local seguro e acolhedor para crianças em situação de vulnerabilidade da região.
Inicialmente, a proposta consiste em alugar um espaço apropriado para abrigar as crianças provenientes dos municípios circunvizinhos. Para garantir a segurança e o bem-estar desses jovens, os gestores pretendem trabalhar em conjunto com o programa Família Acolhedora.
“Com a comissão técnica do consórcio, discutimos o abrigamento de nossas crianças. Estamos estudando a locação e posteriormente a construção de um local adequado. Nessa reunião, debatemos a importância da Família Acolhedora, que é um sucesso em outros países e pode funcionar muito bem aqui. Estudamos criar uma lei padrão para os municípios, com a possibilidade de remunerar e estimular essas famílias a entrar no programa. Em relação às cidades menores, trabalhar em comarca pode ser uma garantia de que a criança será direcionada para um local com maior segurança, como, por exemplo, em outra cidade”, explicou Agnaldo Trevisan.
O programa Família Acolhedora tem como objetivo proporcionar um ambiente familiar estável e carinhoso para crianças e adolescentes em situação de risco, que necessitam ser afastados temporariamente de suas famílias de origem. Através dessa iniciativa, famílias da comunidade são selecionadas e capacitadas para receber essas crianças em suas residências, proporcionando-lhes cuidado, afeto e suporte durante o período em que estiverem afastadas de suas famílias biológicas.
A Casa Lar, em conjunto com o programa Família Acolhedora, busca oferecer uma alternativa de acolhimento mais adequada e humanizada para essas crianças, onde elas possam receber atenção individualizada, apoio emocional, acesso a serviços básicos de saúde e educação, além de convívio familiar e comunitário.