70 ANOS: Cianorte é fábrica de atletas

Da Redação

Cianorte, de fato, respira o esporte. Do amador ao profissional, a Capital do Vestuário é sinônimo de sucesso quando o assunto é a prática esportiva. Seja nos campos, nas quadras, nas pistas ou nos tatames, Cianorte faz questão de buscar o protagonismo a cada disputa.

LEÃO DO VALE

Carro chefe do desporto cianortense, o Cianorte Futebol Clube representa o município no futebol profissional, tendo alcançado ótimos resultados ao longo de seus 21 anos de história, com campanhas marcantes, inclusive, na Copa do Brasil, duelando diante de clubes gigantes como Corinthians, Internacional, Santos, dentre outros clubes tradicionais do país do futebol. Integrante da elite estadual, o Leão do Vale também disputará a Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. O torcedor, como sempre, fica ansioso por mais uma temporada do time da cidade.

FUTSAL

Modalidade que reserva fortes emoções para os torcedores presentes nas arquibancadas, o futsal conta com representantes no masculino e no feminino.
Apelidada de ‘Poderosas’, a equipe feminina de Cianorte é multicampeã, já tendo faturado sete títulos estaduais, Libertadores da América, Liga Nacional, Super Copa do Brasil, Copa do Brasil e Jogos Universitários Brasileiros. Neste mês, a equipe levantou o hepta dos Jogos Universitários Paranaenses.

No masculino, após vários anos de inatividade, Cianorte voltou a ter um representante. Já no seu primeiro ano (2021), o Cianorte Futsal conseguiu o acesso da Série Bronze para a Prata, onde permanece lutando pelo acesso à Série Ouro. Nesta temporada, a equipe conquistou sua classificação para a segunda fase com duas rodadas de antecedência e inicia sua luta por uma vaga no mata-mata no início de agosto.

FUTEBOL SUÍÇO

Há vários anos, a prática do futebol suíço domina os campos de várzea durante as tardes de sábado em Cianorte e na região. Apelidado de ‘Liga Amadora Sem Fim’, o movimento reúne, ao todo, 38 equipes formadas por clubes, empresas, associações de bairro, etc. A paixão pelo esporte amador envolve cerca de 800 atletas, transformando o certame numa verdadeira festa desportiva.

As equipes são formadas por dois times cada (aspirante e titular). Os confrontos acontecem simultaneamente em todas as tardes de sábado, à partir das 15h30. Ou seja, a bola rola simultaneamente em 19 campos espalhados pelos quatro cantos.

CAMPEONATOS MUNICIPAIS

Outra tradição em Cianorte é a realização dos eventos esportivos organizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. No momento, está em andamento a disputa do Campeonato Municipal de Futsal 2023, que reúne 22 equipes e movimenta mais de 300 desportistas. Os jogos são disputados no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, que frequentemente recebe um excelente público em suas arquibancadas.

Além da competição de futsal voltada para a categoria livre, a SMEL também organiza o Municipal de Futsal Categoria Menores. Neste ano, a disputa que envolve cerca de 500 atletas de 05 a 15 anos tem início previsto para o final do mês de setembro. Essa competição é uma verdadeira festa do esporte, pois movimenta também os familiares, formados por pais e parentes orgulhosos de seus jovens talentos.

Outro evento bastante aguardado pelos desportistas é o Municipal de Futebol Suíço, que movimenta cerca de 600 atletas e diversas equipes distribuídas nas categorias máster, supera máster, veterano e livre. No Suíço, o campeonato começa no início de setembro.

Além das competições mais tradicionais, o calendário esportivo da SMEL é repleto de eventos e modalidades, se estendendo durante o ano todo. São organizadas competições de skate, basquete, volêi, futevôlei, beach tennis, tênis, duathlon, jogos escolares, trilhas, caminhadas, corridas, pedaladas, ruas de lazer, gincanas, torneios de malha e bocha, xadrez, artes marciais, ginástica rítmica, atletismo, esportes virtuais, dentre outros. De acordo com a pasta, são 80 ações a serem realizadas somente em 2023.

ATLETISMO

Representante cianortense no atletismo, a Associação Geração Atletismo Cianorte (AGAC) frequentemente conquista resultados expressivos por todo território nacional e até fora do país. Recentemente, no mês de maio, foi realizado o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-20, em Bogotá, na Colômbia. O Brasil participou com uma delegação de 62 atletas, sendo duas delas de Cianorte: Amanda Miranda da Silva e Juliany Francisca da Costa, atletas formadas pelo Geração Atletismo. Destaque para Amanda, que participou das provas de 400m com barreira e revezamento 4X400m rasos, conquistando a medalha de prata em ambas modalidades.
O projeto conta com o incentivo da Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, além do apoio da iniciativa privada.

ADRENALINA

No motocross, a família de pilotos cianortenses Rodrigo Hildebrand, sua esposa Elisângela Cristina Tropaldi, e a filha, Ana Heloísa Tropaldi Hildebrand, frequentemente leva o nome de Cianorte a pódios e coleciona diversos títulos pelo Brasil.
O mais recente deles foi conquistado pela pequena Ana Heloísa que, apesar de ter apenas oito anos de idade, já é uma veterana nas pistas. No início do mês, ela participou da 6ª etapa Conesul de Velocross, em Naviraí, Mato Grosso do Sul. Aninha conquistou o primeiro lugar na categoria 50cc e o quarto na 65cc. Elis competiu na categoria feminina Nacional, na qual alcançou o terceiro lugar, e na Internacional, em que chegou em quinto. Já Rodrigo, acompanhou as pilotas da família fora da pista, pois se recupera de uma lesão e não participou da disputa.