Finados: prazo para obras e reformas no cemitério vai até 27 de outubro
O prazo para obras e reformas no Cemitério Municipal São Miguel em Cianorte, visando o feriado de Finados, dia 2 de novembro, vai até 27 de outubro, das 8 às 17h30. Já o prazo para limpeza dos túmulos segue até dias 31 de outubro, também das 8h às 17h30. No cemitério são mais de 35 mil pessoas sepultas em aproximadamente 13 mil túmulos e sepulturas.
Conforme a prefeitura do município, nos dias 1° e 2 de novembro o horário de visitação será estendido, das 7 às 19 horas. Nas datas são esperados cerca de 30 mil visitantes.
Devido à pandemia do novo coronavírus haverá delimitação do distanciamento dos vendedores em frente ao cemitério, o controle do fluxo de visitantes e a fiscalização do uso de máscara e álcool gel. Além disso, também serão feitas ações de combate à dengue. Estas atividades serão realizadas pela Divisão de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o administrador do Cemitério, José Donizete Grecheski, os motoristas devem ficar atentos às possíveis mudanças no trânsito, como o impedimento de trechos da Avenida Rondônia e das ruas Murici e Grajaú, com acesso apenas por pedestres. “Também é proibida a entrada com vasos de flores embalados em plásticos ou com recipientes que acumulem água, uma vez que servem de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, afirmou.
Segundo Grecheski, os vendedores ambulantes não necessitam de cadastro prévio para a comercialização de seus produtos. “O que precisam fazer é respeitar o limite de espaço destinado para este fim, demarcado pela administração, de acordo com a distância mínima do portão central e das vagas de estacionamento”, esclareceu.
Conforme o atendente do cemitério, Maicon Junior da Silva, os túmulos mais visitados são o do goleiro da Chapecoense, Danilo Padilha, e do ex-prefeito Edno Guimarães. “Principalmente o do Danilo, vem gente do Brasil inteiro querendo saber onde é”, contou.
Segundo o atendente, durante o feriado de Finados, vem gente de todo o país. “São Paulo vem muita gente, pelo histórico do interior por ter tantos paulistas e mineiros também”, disse.
WhatsApp Tribuna de Cianorte
Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!