Com garantia de vaga em presídio federal, sequestro em Ivaté pode estar próximo ao fim
OBemDito
Por volta das 14h15 desta sexta-feira (22) o Secretário Estadual de Segurança Pública (Sesp), Coronel Hudson Leôncio Teixeira, informou que está assegurada uma vaga em presídio federal para Maycon de Souza Morette, 35 anos. O sequestrador está com dois reféns em uma residência na Vila Rural de Ivaté. O sequestro já dura quase 12 horas – teve início por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira (22).
A princípio a vaga será no CPP, em Curitiba. Ser alocado em uma unidade penitenciária federal é uma das exigências de Maycon para libertar os reféns e se entregar à polícia. OBemdito acompanha toda a movimentação e foi informado de que falta apenas a chegada de um documento, que será entregue para o sequestrador, para que a situação seja finalizada.
EXIGÊNCIAS
OBemdito conversou mais cedo com o advogado José Nilson Figueiredo, de Paraíso do Norte, que foi acionado pela família de Maycon e está no local para auxiliar na intermediação da rendição do sequestrador.
Figueiredo afirmou que ele exige a presença de um Promotor de Justiça, a garantia de sua integridade física, ou seja, de sua vida, ir para um presídio federal e a garantia de que será cumprido o devido processo legal.
Maycon é suspeito de participação em um confronto com a Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) na noite do último domingo (17), em Cianorte, que resultou na morte do militar Cabo Reinaldo José Garozi, de 45 anos. Três homens suspeitos de envolvimento foram mortos pela polícia e outro integrante do grupo está preso.
O sequestrador estava sendo procurado por forças de segurança desde o domingo. Na noite de quinta-feira (21) as buscas se concentraram justamente na região de Ivaté e Douradina. Na madrugada desta sexta, Maycon fez dois moradores da Vila Rural reféns.
A princípio estes reféns estão bem. O sequestrador está ferido na mão, em decorrência de ter sido baleado durante a fuga.
As Forças de Segurança seguem em negociações com o suspeito após um cerco montado com equipes de Umuarama, Maringá, Curitiba, Campo Mourão, Paranavaí e Cruzeiro do Oeste. O Bope (Batalhão de Operações Especiais) está ao local e um helicóptero da Polícia Militar está prestando auxílio.
De acordo com o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Umuarama, Tenente-Coronel Claudio Longo, Maycon possui mandado de prisão anterior a esse fato, é ex-detento e já cometeu diversos crimes, entre eles, vários roubos, porte de arma e organização criminosa.