Último envolvido na morte de policial se entrega após 12 horas de negociação
Da Redação
O ultimo foragido da ação que tirou a vida do cabo da Polícia Militar, Reinaldo José Garozi, em Cianorte, se entregou após fazer duas pessoas de refém por 12 horas em uma propriedade rural de Ivaté, região de Umuarama. Policiais de Umuarama, Maringá, Curitiba, Campo Mourão, Cianorte. Paranavaí e Cruzeiro do Oeste estiveram no local.
As horas de tensão tiveram fim, por volta das 16 horas de sexta-feira, 22, após uma intensa negociação. Para se entregar, o suspeito exigiu a presença dos seus advogados e a imprensa, com quem conversou através de chamadas de vídeo. Além de ser encaminhado a um presidio de nível federal.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira esteve no local e participou da negociação. “Estamos garantindo os direitos do indivíduo. Ele se entregou e foi encaminhado a um presídio estadual e logo será transferido para um federal, conforme solicitado por ele. Ele estava armado com uma pistola que será encaminhada para perícia e comparada com evidências de outros confrontos ocorridos na região”, comentou.
Ainda de acordo com o secretário, a invasão na residência aconteceu por volta das 3 horas da madrugada, após ele perceber que estava cercado. “Estávamos monitorando seus passos com varias equipes policiais. Na noite anterior, um drone com sensor de calor detectou o seu movimento. Ao perceber que estava cercado, então ele decidiu invadir a casa onde estavam o idoso e o jovem, quebrando uma das janelas. Apesar do ocorrido, os reféns estão bem, receberam atendimento médico e todo o suporte necessário”, completou.
As investigações seguem, mesmo após a prisão do ultimo envolvido. “Continuamos o trabalho para descobrir quem são as pessoas que deram suporte a ele durante essa fuga”, concluiu. Até o momento são sete pessoas presas e três mortos.
As buscas tiveram inicio no ultimo domingo, 17, após uma troca de tiros na PR-323. Dois suspeitos morreram e um foi preso. O quarto foi morto em um novo confronto, na quarta-feira, 20, em uma área rural, entre Cianorte e Terra Boa, às margens da PR-082.
De acordo com a PM, a ação teve inicio durante a fuga dos cinco criminosos pela PR-323. Eles são suspeitos de participação no assassinato do irmão de um dos líderes da facção, iniciando assim, uma guerra contra o PCC no Paraguai.