Com 670 hectares, Cianorte é exemplo de conservação ambiental urbana
Com uma área verde quatro vezes maior do que o recomendado por habitante pela Organização das Nações Unidas (ONU), Cianorte apresenta um clima subtropical úmido, com verões quentes e invernos com geadas pouco frequentes. A vegetação típica tem origem na floresta tropical e é composta por diversas espécies como peroba, palmeira (palmito), cedro, canela e ipê.
A cidade detém uma das maiores florestas urbanas do país, o Parque Cinturão Verde, com 670 hectares de fragmentos florestais de Mata Atlântica. São 70 mil árvores, mais de 120
espécies de flora, mais de 80 de fauna e mais de 60 espécies de aves.
O parque circunda o município e possui cinco módulos: Fantasminha (12,7 km), Das Perobas (9,1 km), Coruja (6,2 km), Mandhuy (3,8 km) e Cristalino (2,6 km). São aproximadamente 35 km de pistas de caminhada e 4 km de ciclovias e pistas de caminhada em seu entorno e ambientes de visitação interna, como a Trilha das Perobas com 1.200 metros de extensão com tempo de trajeto de 1h30 e a Trilha do Arboreto com 800 metros de extensão e trajeto de uma hora.
A tela de alambrado é a única separação entre o parque e a cidade sendo possível observar diversos animais silvestres como: gato-maracajá; cobra cascavel, coral e jararaca; cachorro do mato; araçari castanho; gavião carijó; gato do mato; tamanduá-mirim; maritacas; macaco-prego; teiú; quati; morcego; jaguatirica; ouriço cacheiro; gambá-de-orelha-branca; ratão do banhado; canários-da-terra; tatu bola e tatu galinha; coruja buraqueira; orelhuda, do mato e suindara; alma-de-gato; carcará; gavião-carrapateiro; curiango; tucano-de-bico-verde;; pica-pau-do-campo; joão-de-barro; dentre outros.
O parque é um verdadeiro recanto de biodiversidade. A flora conta com árvores raras, como peroba; canafístula; cedro; ipê-roxo, amarelo, branco e rosa; pau-d’alho; guaritá; paineira; louro-pardo; angico; palmito jussara; ingá; jaracatiá; canela-amarela, canjerana; leiteiro; angico-vermelho, entre outras.
O sonho de criar o Parque Municipal teve início no ano de 1987, quando a Apromac apresentou um projeto ao Governo do Estado. Em 1993, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) repassou para o Município 20 hectares de floresta, localizados no Manduhy (Lei Municipal n.º 1534 de 7/12/93). Em 1995, o empresário José Noé Martelli empreendeu o Condomínio Martelli e teve que adequar a Área de Reserva Legal, que foi repassada ao Município e, então, por meio da Lei Municipal Nº 1625/95, criou-se o Módulo Uruçora. No início de 2000, houve então a efetiva doação de uma área maior pela CMNP, o equivalente a 300 hectares, através da Lei Municipal Nº 2086 de 28 de abril. Com isso, criou-se o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA) e a data ficou marcada na história do Município, sendo celebrada todos os anos como o aniversário do Parque Municipal Cinturão Verde.