Comércio abrirá em horário especial para Dia dos Pais
O Dia dos Pais será comemorado este ano no dia 11 de agosto. O comércio de Cianorte terá horário especial de atendimento na sexta-feira, 9, e no sábado, 10. Na sexta-feira, o expediente será das 9h às 22h e, no sábado, das 9h às 17h, informou a Acic.
A Sondagem conduzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR, revela que 56% dos filhos planejam presentear os pais em 11 de agosto. Este percentual supera os 53,9% registrados no ano anterior, mostrando aumento no desejo de comemorar a data.
Roupas e calçados são os itens mais populares, citados por 52,1% dos filhos. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (19,1%), comidas e bebidas (5,3%), joias, relógios e outros acessórios (4,3%), presentes em dinheiro (2,9%), artigos de caça e pesca (2,4%), e lembrancinhas ou artesanatos (2,4%).
A maioria dos filhos (60,7%) planeja fazer as compras até uma semana antes do Dia dos Pais. Outros 15,3% pretendem comprar entre 8 e 15 dias antes, e 13,4% deixarão a compra para o próprio dia. Aqueles que se programam com mais antecedência somam 10,6%.
As compras online devem corresponder a 27,6% do volume de compras, mas o comércio presencial será o mais procurado, especialmente das lojas de rua. Somadas, as lojas do centro da cidade e de bairro receberão 32,5% dos consumidores. Os shoppings serão o local de compras de 27,6% dos paranaenses.
Pagamentos à vista dominarão as transações, com 66,4% do total, sendo o Pix a modalidade preferida, com 33,2%, e o cartão de débito, 22,3%. Observa-se uma transição entre essas duas formas de pagamento: enquanto no ano passado o cartão de débito liderava com 33,8%, o Pix era a escolha de 24,8%.
O cartão de crédito à vista será utilizado por 18,3% dos consumidores e a opção parcelada, por 13,8%. As compras em dinheiro corresponderão a 10,9% e o carnê ou crediário, 1,5%.
Os consumidores estão cada vez mais informados antes de efetuar a compra. A maioria, 75,6%, realiza pesquisa de preço, principalmente pela internet (50,2%).
Entretanto, o fator preço não é o que determinará a decisão de compra. A qualidade do produto é o que mais influencia, com 30,5%. O atendimento do vendedor é outro ponto determinante, com 20,7%. Somente depois os aspectos relacionados a preço são avaliados: promoção (15,3%), preço baixo (11,8%) e desconto (10,3%).
A entrega e o valor do frete estão ganhando importância, com um aumento de 3,4 pontos percentuais, passando de 2% para 5,4% em relação ao ano passado.