Educação de Cianorte bate recorde no IDEB 2023
A educação de Cianorte alcançou seu maior índice histórico no IDEB, com uma nota de 6,9, superando a média nacional (6,0) e a estadual (6,7). Os resultados oficiais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023 foram divulgados na quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação e pelo INEP.
O IDEB, principal indicador de qualidade da educação no Brasil, mede a proficiência dos alunos em Linguagens e Lógica, com foco em Português e Matemática, além de considerar o fluxo de aprovações e reprovações. As avaliações ocorrem a cada dois anos, em anos ímpares, com a divulgação dos resultados no ano seguinte.
No âmbito do ensino fundamental, a Escola Municipal Cecília Sato alcançou a nota 7,6, empatando com a Escola Municipal Lúcia Moro, que em sua primeira avaliação oficial também obteve 7,6. Esse desempenho coloca ambas no topo das escolas municipais da cidade.
Outro destaque é a Escola Municipal Liomar Gomes, que, após se tornar uma escola integral, registrou um crescimento impressionante no IDEB. Em apenas dois anos, a escola saltou de 5,9 para 7,2, o maior crescimento registrado entre as escolas municipais.
No que diz respeito às escolas estaduais, o Colégio Estadual Primo Manfrinato conquistou o primeiro lugar entre as escolas de ensino fundamental, com a nota 6,2. A Escola Estadual Princesa Izabel, tradicionalmente bem colocada, assegurou o segundo lugar com a nota 6,0.
Ensino Médio
No ensino médio, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Cianorte reafirmou sua liderança como a melhor escola pública da cidade, com a nota 5,4. Além de seu alto desempenho acadêmico, que tem resultado em um grande número de aprovados em vestibulares de universidades públicas e privadas, o CEEP Cianorte oferece cursos técnicos profissionalizantes integrados ao ensino médio, incluindo Técnico em Agronegócio, Desenvolvimento de Sistemas, Farmácia, Química e Vestuário.
Os resultados de Cianorte refletem uma trajetória de crescimento contínuo na qualidade da educação. Desde 2005, quando a cidade registrava uma nota de 4,5 no IDEB, houve uma evolução constante, alcançando 6,0 em 2011, 6,7 em 2019 e finalmente 6,9 em 2023. Este crescimento é um indicativo do esforço conjunto das escolas, professores, alunos e da comunidade em prol de uma educação de excelência.