Livro sobre trajetória política de Alvaro Dias é lançado em Cianorte
O livro “A Travessia de Alvaro Dias”, que detalha a trajetória política do ex-governador e ex-senador Alvaro Dias, foi lançado na sexta-feira, 27, em um evento realizado na Associação Comercial de Cianorte (ACIC). O lançamento contou com a presença de autoridades e convidados.
Durante o evento, Alvaro Dias fez uma breve declaração, destacando a importância de pessoas que, segundo ele, contribuíram para sua trajetória. “Eu me emociono quando falo sobre as pessoas leais e gratas, que elas são responsáveis pela nossa travessia. Tantas famílias merecem essa manifestação de gratidão da minha parte”, disse Dias. Em seguida, ele participou de uma sessão de autógrafos.
A obra é assinada pelo jornalista José Antonio Pedriali e revisita mais de 50 anos de vida pública de Dias, que já ocupou cargos como vereador, deputado estadual, deputado federal, senador por quatro mandatos e governador do Paraná entre 1987 e 1991. Publicado pela Editora Casa Itália, o livro baseia-se em entrevistas e pesquisas que traçam um panorama da atuação política do ex-governador.
Nascido em Quatá (SP) em 1944, Alvaro Dias mudou-se com a família para Maringá, no Paraná, ainda criança, onde seus pais iniciaram atividades no cultivo de café. Em 1964, ingressou no curso de História na Universidade Estadual de Londrina (UEL), e quatro anos depois, em 1968, foi eleito vereador de Londrina, iniciando sua carreira política.
Dias exerceu mandatos como deputado estadual (1970), deputado federal (1974) e foi eleito senador pela primeira vez em 1982. Em 1986, conquistou o governo do Paraná e, após o fim de seu mandato, retornou ao Senado em 1998. Dias permaneceu no cargo até 2022, com reeleições em 2006 e 2014. Em 2018, ele concorreu à Presidência da República.
Sobre o autor
O jornalista José Antonio Pedriali, responsável pela biografia, possui mais de quatro décadas de experiência na imprensa. Ele já trabalhou em veículos como Folha de Londrina, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo. Ao longo de sua carreira, escreveu 18 livros, entre eles, “Fuga dos Andes” (2009) e “José Hosken de Novaes, o homem que não se corrompeu” (2022), ambos publicados pela Editora Casa Itália. Nascido em Londrina, Pedriali é conhecido por seu trabalho de pesquisa e análise no jornalismo.