Projeto “Os Barbacas” leva circo e teatro a cidades do região

O projeto “Os Barbacas – O Melhor Espetáculo de Hoje” está prestes a circular por diversas cidades da Amenorte, com o objetivo de promover a arte circense e teatral. A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e recursos da Lei Paulo Gustavo, realizará 11 apresentações gratuitas em municípios da região. As cidades de Jussara, Guaporema, Terra Boa, Cianorte e Japurá estão no roteiro das apresentações, que acontecem entre os dias 4 e 8 de novembro.

Todas as sessões terão tradução em Libras, garantindo acessibilidade ao público surdo, em uma tentativa de ampliar o alcance cultural do projeto. A peça “O Melhor Espetáculo de Hoje”, da Cia Os Barbacas, de Curitiba, combina números de malabares, monociclo e performances de equilíbrio, trazendo de volta a magia e o encanto do circo clássico em um mundo cada vez mais tecnológico.

A Cia Os Barbacas, criada em 2018, é reconhecida por sua pesquisa artística que mistura o circo e a palhaçaria, com o intuito de manter viva a tradição circense e desenvolver novas formas de interação com o público. O grupo já participou de diversos festivais de renome no país, como o Festival Nacional de Teatro de Curitiba e o 12° Niterói em Cena. Além disso, recebeu prêmios como melhor direção e melhor espetáculo de comédia no 9° FETUBA, em Minas Gerais.

O projeto começará em Jussara, no dia 4 de novembro, com duas apresentações no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Criança e do Adolescente, às 10h e 14h. Depois, seguirá para Guaporema, onde ocorrerão novas sessões no dia 5 de novembro, no Barracão da Igreja Matriz, também às 10h e 14h. Em Terra Boa, as apresentações estão marcadas para o dia 6 de novembro, no Centro de Eventos Terra Brasil, nos mesmos horários. Já em Cianorte, no dia 7 de novembro, serão realizadas três sessões: no Rainha da Paz, às 10h e 13h30, e na APAE, às 16h. O ciclo se encerra em Japurá, no dia 8 de novembro, na Escola Municipal Irineu Batista Câmara, com apresentações às 10h e 14h.