Morte de pastor acelera instalação de radar na Avenida Makio Sato

A Prefeitura de Cianorte anunciou a antecipação da instalação de um radar de velocidade na Avenida Makio Sato após uma série de acidentes graves. A medida, inicialmente prevista para janeiro de 2025, será implementada ainda nesta semana, conforme comunicado da Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran).

De acordo com a Diretran, estudos técnicos já haviam sido realizados no local, e o excesso de velocidade foi identificado como o principal agravante dos acidentes registrados. “A Diretoria Municipal de Trânsito reforça que a velocidade máxima permitida na via encontra-se sinalizada no início do trecho. No entanto, os motoristas não têm respeitado essa limitação. Todos os acidentes que ocorreram no local tiveram como fator agravante o excesso de velocidade”, informou a Prefeitura em nota oficial.

Após os acidentes registrados no fim de semana, a Diretran entrou em contato com a empresa responsável pelo radar, que garantiu a instalação imediata do equipamento.

Acidente

No final da tarde de sábado, 14 de dezembro, um pastor de 60 anos morreu após ser atingido por uma caminhonete Toyota Hilux enquanto pedalava na ciclovia da avenida, próximo à ponte do rio Fantasminha.

O condutor, um jovem de 19 anos, relatou ter perdido o controle do veículo, que invadiu a ciclovia e atingiu o ciclista. O teste do bafômetro indicou 0,08 mg/L de álcool no ar alveolar, configurando infração gravíssima. Ele foi autuado, conduzido à 21ª Subdivisão Policial para abertura de inquérito e liberado em seguida.

Equipes do SAMU e SIATE estiveram no local, mas o pastor não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado ainda no local do acidente.

Menos de 24 horas depois, outro acidente foi registrado no mesmo trecho da avenida. No início da tarde de domingo, 15, um jovem de 19 anos perdeu o controle de sua motoneta Honda Biz e sofreu uma queda. Ele foi socorrido por equipes do SAMU e SIATE e encaminhado ao Hospital Fundhospar, em Cianorte. O caso reacendeu o alerta sobre a segurança da via e a necessidade urgente de medidas para reduzir o risco de novos acidentes.

A sequência de acidentes levou a comunidade a cobrar providências imediatas. Com a instalação do radar prevista para os próximos dias, a Diretran espera coibir infrações e aumentar a segurança no local.

A Prefeitura reforça o apelo para que motoristas respeitem os limites de velocidade e dirijam de forma responsável, especialmente em vias com tráfego misto de veículos e ciclistas.