Praça Augusto Franzato é inaugurada em Cianorte
A praça recentemente batizada como Augusto Franzato, localizada ao lado do Santuário Eucarístico Diocesano – Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Igreja Matriz), bem como o coreto ali instalado, foram totalmente revitalizados pela Prefeitura de Cianorte. A solenidade de inauguração foi na noite dessa segunda-feira, 16, e contou com a presença de autoridades municipais.
Os investimentos são na ordem de R$ 989.420,32, de recursos próprios. O local recebeu um playground de areia lavada, com 1241,63 m², que dá continuidade ao parquinho já existente. Todas as árvores foram mantidas e receberam jardins no entorno. Já a praça, de 1.734,69 m², foi contemplada com a reforma do piso e revitalização do coreto de 59,23 m². Foram instaladas floreiras; bancos; bancos com mesas; bicicletários; lixeiras seletivas e comuns; pergolados; e redários. Todos os espaços tornaram-se acessíveis e inclusivos. Os estacionamentos existentes também foram reorganizados e adequação às normas de trânsito.
“Fico emocionado em ver essa praça, que representa tanto aos cianortenses, repaginado, à altura do belo salão paroquial que está sendo reformado pela Igreja. Também me sinto honrado em ter o nome do meu pai batizando-a. Ele dedicou anos de sua vida à manutenção desse lugar. Trata-se de uma justa homenagem a um homem simples, trabalhador e muito honesto”, disse o prefeito e filho do homenageado, Marco Franzato, acompanhado da esposa, Valdete; do filho, Lucas; e dos irmãos, Vanda e José Carlos Franzato.
O presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão, elogiou o empreendimento. “Ficou um local muito agradável, para ser frequentado por toda a família, especialmente àquelas com crianças, já que ganhou um playground infantil. Parabenizo à administração municipal pela iniciativa”, afirmou, junto do vereador, Beto Kobayashi; O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Padre João Mendes, também elogiou a obra. “Tenho certeza que os paroquianos, bem como todos que virem até esse espaço, encontrarão aqui momentos de lazer”, ressaltou.
Nascido em 04 de janeiro de 1924, em Catiguá (SP), Augusto Franzato passou grande parte da sua vida trabalhando na lavoura. Em 1961, mudou-se para Vidigal, onde iniciou uma plantação de café. Em 1973 foi para a cidade, mas continuou a trabalhar no campo por mais alguns anos, como boia-fria. Depois foi contratado pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima para realizar a limpeza do salão paroquial e tocar o sino diariamente. Permaneceu nessa função até a sua morte, em 28 de dezembro de 1994.