Férias de janeiro tem programação ambiental em Cianorte
Que tal curtir as férias de janeiro mais perto da natureza? Para quem estiver em Cianorte, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal preparou uma programação especial para o período, com as trilhas do Arboreto e das Perobas, bem como o Ecomuseu do Cinturão Verde, abertos ao público, com acesso gratuito. A agenda tem início neste sábado, 11.
Aos finais de semana, os passeios são em grupo e orientados por guia. Para participar é necessário efetuar agendamento pelo telefone (44) 3631-6152, WhatsApp (44) 99145-8630 ou e-mail [email protected], com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30. Aos sábados (dias 11, 18 e 25 de janeiro), as visitas são à Trilha das Perobas (Avenida Minas Gerais, esquina com a Rua Abolição), das 9h às 13h.
Aos domingos (12, 19 e 26 de janeiro), além de conhecer a Trilha do Arboreto, os cianortenses são convidados a adentrar ao Ecomuseu do Cinturão Verde, das 9h às 13h. Ambos estão localizados na Avenida Dr. Furquim de Castro, ao lado do Largo Independência. Já de terça a sexta-feira, entre 14 e 31 de janeiro, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, os espaços estarão abertos ao público, sem agendamento.
“A visitação às trilhas do Parque Municipal Cinturão Verde tem como objetivo possibilitar uma opção de atividade recreativa, esportiva, educativa e de interpretação ambiental, permitindo a conexão dos visitantes com parte da nossa reserva florestal urbana e promovendo a valorização dos recursos naturais e culturais existentes”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Daniella Carraro Parreiras.
A Trilha do Arboreto possui 800 metros de extensão, que podem ser percorridos em uma hora. Já a das Perobas, tem trajeto de 1.200 metros, com duração aproximada de uma hora e 30 minutos. Em ambas, é possível contemplar árvores centenárias do Bioma Mata Atlântica, observar a fauna e placas descritivas e informativas que destacam a biodiversidade da Unidade de Conservação. Já no Ecomuseu, apreciar mostras da fauna e da flora locais, como animais taxidermizados, sementes e pegadas.
No caso das trilhas, os vistantes devem estar atentos aos cuidados para a preservação do local e segurança pessoal, como utilizar roupas e calçados apropriados para a atividade na mata; levar sua própria água potável; fazer uso de protetor solar e repelente. Não é permitida a entrada de menores de 12 anos sem um responsável maior de idade e é estritamente proibido o consumo de alimentos, assim como a retirada de qualquer elemento.