Cianorte chega a cinco agroindústrias com selo SUSAF

Na manhã da última quarta-feira, 04, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) realizou a entrega da certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (SUSAF/PR) a mais um empreendimento cianortense: A Arteijo, Queijos Artesanais. A ocasião foi realizada na sede da empresa, localizada na Estrada Velha.

Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) podem vender livremente os produtos de origem animal, como os derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, em todos os municípios do Estado. Sem essa certificação, o comércio fica restrito apenas à cidade de produção. Essa é a quinta empresa de Cianorte que recebe o selo.

A chácara de Ronaldo José Queiroz e Raquel Piornedo Lopes se destaca como um verdadeiro refúgio de sabores e tradição no Paraná. Localizada na Estrada Velha, saída para São Tomé, a propriedade Arteijo Queijos Artesanais produz queijos de excelência e oferece uma experiência completa de turismo rural, incluindo um delicioso café rural.

A produção dos queijos ocorre na própria chácara, com uma média de 150 queijos fabricados por semana. Sendo os queijos “meia cura”, maturados por um mês, os mais procurados. “Toda a produção é feita aqui, com controle de qualidade e seguindo as regras para entregar o melhor produto ao nosso cliente”, afirma Raquel.

Além dos queijos, a Arteijo também produz geleias e doces caseiros, com destaque para os potes de doce de leite comum e argentino, que são os mais vendidos na região.

Participaram da solenidade o secretário municipal de Agricultura, Henrique Paulo Marangoni; a diretora de Inspeção e Fomento Pecuário, Sahra Gadia Trelha; o chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Francisco Cascardo Neto; o gerente regional do IDR-Paraná, Paulo Preto; o gerente da Unidade Regional de Sanidade Agropecuária (URS) da ADAPAR, Filipe Penha Tinôco; Sidney Valeriano, coordenador de Referência de Turismo Rural da Regional de Cianorte e o diretor presidente da Adapar – Otamir Cesar Martins.