Itaipu Binacional abre seleção de patrocínio para eventos esportivos
A Itaipu Binacional, margem brasileira, abriu nesta sexta-feira (1º) o prazo para inscrição para a concessão de patrocínios de eventos esportivos. As inscrições ficarão abertas até o dia 30 de novembro e o resultado final será divulgado até o dia 31 de dezembro. A abertura acontece dois dias após a capacitação on-line realizada para quase mil pessoas interessadas, cujo objetivo foi esclarecer dúvidas e preparar as entidades para que tenham mais chances de aprovar seu projeto.
Poderão concorrer a patrocínio de eventos esportivos entidades sem fins lucrativos, que tenham no mínio 12 meses de constituição. O edital e todas as informações sobre o processo, incluindo a gravação a capacitação on-line, estão disponíveis no site da Itaipu na internet (https://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/patrocinios).
A iniciativa contempla competições, maratonas, campeonatos, torneios e afins. As ações deverão ser realizadas dentro da área de abrangência de Itaipu, que compreende os 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul, totalizando uma área de 200 mil quilômetros quadrados e 11 milhões de habitantes.
Após a divulgação do resultado final, será celebrado com a entidade promotora um Termo de Patrocínio. O prazo de execução das atividades será de no máximo 12 meses, a contar a partir de 1º de fevereiro de 2025.
No total, o valor destinado pela Itaipu a eventos esportivos é de R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,5 milhões para ações esportivas de abrangência municipal e/ou estadual e R$ 1 milhão para ações esportivas de abrangência nacional e/ou internacional.
Individualmente, poderão ser acolhidos projetos de até R$ 30 mil para as ações de abrangência municipal e/ou estadual e R$ 70 mil para as ações nacionais e/ou internacionais. O edital prevê ainda patrocínio de até R$ 150 mil para eventos com histórico de público superior a 100 mil pessoas.
Como critério para a escolha dos projetos contemplados, Itaipu levará em conta o potencial de comunicação envolvido, com público e contrapartidas; gratuidade das ações; e ações efetivas promovidas pela entidade que solicita o patrocínio nas áreas de equidade de gênero, cor, etnia, idade, orientação sexual e capacidade física ou mental. Será levado em conta, ainda, o potencial de replicação do projeto a ser patrocinado.
Outros editais
Além dos eventos esportivos, a Itaipu Binacional está com outros dois editais abertos: um para eventos artísticos-culturais (total de R$ 3 milhões), cujas inscrições ficarão abertas de 1º a 31 de dezembro; e outro para feiras e exposições (total de R$ 3,5 milhões), com inscrições de 1º a 31 de janeiro de 2025. Haverá uma terceira capacitação para interessados no edital de feiras e exposições, prevista para ocorrer no mês de dezembro.
A chefe da Comunicação Social da Itaipu e coordenadora do Comitê de Patrocínios, Ana Paula Hedler, explica que o patrocínio é uma ferramenta importante para construção e o fortalecimento da imagem e da reputação institucional das empresas. “Dentro da estratégia de comunicação social, o patrocínio gera visibilidade e engajamento, e promove não apenas a marca, mas também os valores da empresa”, comenta.
As ações de patrocínio estão vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável número 3 (Saúde e Bem-estar), 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).