Itaipu participa da programação do Pavilhão Brasil, na COP 29, no Azerbaijão
A Itaipu Binacional participa da programação do Pavilhão Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), que acontece em Baku, no Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro. A empresa leva à capital azerbaijana sua experiência na preservação dos recursos hídricos e nos investimentos em energias renováveis.
Na quarta-feira (13), o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Rogério Meneghetti, modera o painel “O ciclo virtuoso do biogás nos sistemas agroalimentares”. O diretor jurídico Luiz Fernando Delazari representa a Binacional como um dos painelistas. Delazari também participa de outros painéis sobre políticas públicas de inclusão dos povos originários e casos de sucesso em gestão de recursos hídricos.
No painel de quarta-feira, será apresentado o biogás como solução integrada para sustentabilidade ao transformar resíduos orgânicos em fertilizantes naturais e energia elétrica, térmica ou combustível, reduzindo as emissões dos gases de efeito estufa, mitigando as mudanças climáticas e impulsionando a economia circular.
Também participam do painel o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério de Relações Exteriores, o embaixador André Corrêa do Lago; a diretora executiva da Associação Mundial do Biogás, Charlotte Morton; a conselheira honorária da Rede Mulheres do Biogás, Maria João Rolim e a especialista em Desenvolvimento Industrial Fiona Skinner, da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido).
O debate sobre o ciclo do biogás está alinhado à temática do Pavilhão Brasil na COP 29, que traz como mensagem principal “Caminhos para a transformação ecológica”. O objetivo é mostrar as ações do País e sua contribuição para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A pauta é representada por dois planos estruturantes do Governo Federal: o Plano de Transformação Ecológica (PTE) e o Plano Clima, conduzidos pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério do Meio Ambiente.
O Pavilhão está localizado na Zona Azul da COP29, juntamente com pavilhões de outros países e organizações para promover os debates paralelos às negociações diplomáticas. É nele que ocorrem todas as sessões oficiais, reuniões, eventos paralelos e coletivas de imprensa realizadas durante a Conferência.
Em 2025, será a vez de o Brasil sediar a conferência. A COP 30 deve ocorrer em novembro, em Belém (PA).