‘Atos Ubuntu – Eu Sou Porque Somos’ marca Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra e do Dia Municipal do Hip Hop, foram comemorados na última quarta-feira, 20. O evento “Atos Ubuntu – Eu sou porque nós somos”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, na Praça da República, reuniu atividades culturais, feira de artesanato e vila gastronômica.

O cronograma teve início com os Atos Urbanos, em que os presentes puderam acompanhar uma sessão de grafitagem ao vivo, com uma mostra de talentos dos artistas locais. Então, os Atos Culturais tomaram o palco com um animado Samba de Roda e choro. Em seguida, os Atos de Saberes e Tradições foram marcados com uma Roda de Capoeira, reunindo grupos locais e regionais. Finalizando, os Atos Sociais ganharam destaque com a Mesa Redonda “Vozes da Liderança: O Poder da Representatividade”, com a colaboração do empresário, Elias Aranha; da promotora de Justiça, Dra. Elaine Lopo Rodrigues; e do representante do movimento Hip Hop, Everton Santana.

Faria parte da programação os Atos de Resistência, com o show de Santana Rap, com a participação do Paulista FDT, DJ Thiago Portho, J. do Morro e K4ZE MC; e os Atos de Persistência, com o show do cantor e MC, Dow Raiz. Porém, devido à chuva, o evento precisou ser suspenso. “Foi uma pena o mau tempo ter interrompido nossas atividades. Mas os objetivos de celebrar a diversidade, combater o racismo e o preconceito, valorizando a contribuição da cultura africana para nossa gente foram cumpridos”, ressaltou o secretário da pasta, Evandro de Castro.