Bombeiros combatem incêndio que já destruiu 200.000 m² de mata em Cianorte
O combate ao incêndio que começou na manhã de segunda-feira, 19, continua ininterrupto nesta terça-feira, 20. As equipes do Corpo de Bombeiros estão há mais de 24 horas no local, tentando conter as chamas que já destruíram mais de 200.000 metros quadrados de área de mata.
O incêndio teve início por volta das 9h30 de ontem, espalhando-se rapidamente entre a Estrada dos Amores e a Estrada Imbituva. Os bombeiros foram chamados para proteger uma madeireira e um aviário nas proximidades e conseguiram conter esses focos iniciais. No entanto, devido ao calor intenso, o fogo se alastrou, alcançando as margens da Estrada Imbituva e, em alguns pontos, chegando até a copa das árvores.
A operação de combate se estendeu ao longo de toda a segunda-feira e noite, avançando pela madrugada com 19 militares atuando em revezamento. Além dos três caminhões do Corpo de Bombeiros, o trabalho contou com o apoio de três caminhões da prefeitura, dois caminhões da Usina, uma retroescavadeira e uma patrola, que foram cruciais para a construção de aceiros na tentativa de conter as chamas.
Nesta manhã, um novo foco foi identificado em um ponto diferente, complicando ainda mais o combate. As equipes continuam no local, com apoio dos caminhões da Usina e maquinários da prefeitura.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, a área atingida pelo incêndio ainda não faz parte do Parque Cinturão Verde. A extensão da área destruída pode aumentar, já que o incêndio permanece ativo. As causas ainda estão sendo investigadas, e as autoridades alertam para o risco elevado de novos incêndios devido às condições climáticas.