Bombeiros de Cianorte já arrecadaram 700kg de alimentos para o RS

Uma ação conjunta entre a população e o Corpo de Bombeiros de Cianorte está arrecadando donativos para as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. Até o final da tarde de segunda-feira, os agentes já haviam contabilizado 700 kg de alimentos, 2 mil litros de água, 243 litros de leite, 105 kg de ração, 300kg de produtos de limpeza, além de centenas de peças de roupas e cobertores.

O Paraná enviou na manhã de segunda-feira, 6 mais de 190 toneladas de donativos ao estado. São alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, água e telhas arrecadados por meio da campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

Além das doações das pessoas e empresas participantes da campanha, o Estado também encaminhou 800 colchões e kits com cobertores e travesseiros cedidos pela Defesa Civil do Paraná e 1,5 mil caixas de copos de água doadas pela Sanepar.

“Tivemos uma arrecadação recorde desde o início da campanha, o que mostra a solidariedade, compaixão e empatia do povo paranaense com nossos irmãos gaúchos. Esta campanha seguirá por mais alguns dias, enquanto for necessário manter essa corrente positiva em prol destas pessoas que tanto precisam da nossa ajuda”, afirmou a primeira-dama.

As doações da campanha SOS RS podem ser feitas no quartel do Corpo de Bombeiros de Cianorte até a próxima quarta-feira, quando um caminhão da Defesa Civil irá recolher e encaminhar para as famílias necessitadas. A estimativa da Defesa Civil é que cerca de 300 toneladas de doações estão em fase de separação para que sejam enviadas ao Rio Grande do Sul ao longo da semana, em todo o Paraná.

Além disso, a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR) está se mobilizando junto ao Sindicato dos Permissionários (Sindaruc) para doar alimentos secos e água.

Empresas e prestadores de serviços

Em Cianorte, algumas empresas e prestadores de serviços se uniram com os clientes para arrecadar valores e alimentos. As profissionais da área da beleza, Edilânia Máximo, Jéssica Cervatti e Camila Magalhães se uniram para uma campanha solidária.

As profissionais da beleza Edilânia, Jéssica e Camila se uniram para uma campanha solidária

“Como trabalho na área da beleza, promovi uma ação social no meu estúdio. Ela ocorreu ontem, está acontecendo hoje e continuará amanhã. Nosso objetivo é arrecadar fundos para comprar tudo o que é necessário, tanto em alimentos quanto em kits de higiene. Além disso, estamos disponibilizando nossos serviços de design de sobrancelha para as pessoas contribuírem de alguma forma, ajudando. Todo o valor arrecadado será totalmente investido em alimentos e produtos de higiene, para que possamos montar várias cestas básicas e enviá-las para os pontos de arrecadação aqui em Cianorte, que estão colaborando para enviar ajuda ao Rio Grande do Sul”, comentou Edilânia.

Os atendimentos serão feitos no estúdio localizado na Avenida Arthur M. Thomás, 68 esquina com a Rua Fernão Dias. Os agendamentos podem ser feitos pelo número (44) 99767-8156.

Mobilização

A ajuda do Governo do Paraná à população afetada pelos desastres climáticos no Rio Grande do Sul acontece em várias frentes. Os bombeiros e policiais militares do Paraná já resgataram 786 pessoas no Rio Grande do Sul, que ainda enfrenta os problemas causados pelas chuvas em 346 municípios.

Os 34 bombeiros militares e dois policiais militares, com apoio de embarcações e um helicóptero, estão trabalhando nas cidades de Eldorado do Sul e Canoas. No final da semana passada os atendimentos foram em Porto Alegre e Lajeado. A força-tarefa vai ficar no Estado enquanto durar a situação de calamidade pública, em apoio ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do estado gaúcho.

Os atendimentos envolvem acesso a regiões alagadas para resgatar famílias que ficaram isoladas. Elas estão sendo alocadas em locais seguros e com atendimento das prefeituras. Alguns animais domésticos também estão sendo resgatados pelas forças paranaenses.