CastraPet realiza castração gratuita de 116 animais em Japurá

Japurá sediou, no último fim de semana, a segunda edição do programa estadual CastraPet, que promove a castração gratuita de cães e gatos como uma iniciativa de saúde pública e bem-estar animal. A ação resultou na castração de 116 animais e foi organizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Paraná.

De acordo com a prefeita Adriana Polizer, o programa reflete o compromisso da administração municipal em atender a demanda por controle populacional e cuidado com os animais. “É a segunda vez que, em nossa gestão, conseguimos trazer o CastraPet para Japurá. Essa é uma ação que demonstra o respeito pela causa animal e que celebramos como mais um benefício entregue à nossa população”, afirmou a prefeita.

A organização local da ação ficou a cargo da secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Pamela Takasi, que destacou a importância do programa para o controle responsável da população de animais domésticos na cidade e ressaltou o impacto positivo do CastraPet em prevenir abandonos e promover uma convivência saudável entre animais e humanos.

O programa, financiado pelo governo do estado, é parte de uma política de desenvolvimento sustentável e envolve cidades em todo o Paraná, oferecendo castrações gratuitas para tutores de baixa renda. A iniciativa visa não só o bem-estar animal, mas também a prevenção de zoonoses e a promoção da saúde pública.

O Programa ainda vai beneficiar pets nas cidades de Cianorte (11 e 12/11); Terra Boa ( 13/11 ) e Tapejara (14 e 15/11). Além das castrações, a iniciativa inclui ações de educação sobre a tutela responsável de cães e gatos.

Até o final do ciclo atual, em abril de 2025, o Governo do Paraná terá investido R$ 9,6 milhões no programa, que já atendeu 324 municípios e deve alcançar 81% do estado. O CastraPet tem sido fundamental para o controle populacional de cães e gatos, especialmente em áreas de baixa renda, onde o acesso a cuidados veterinários é limitado.