Cianorte inicia campanha de vacinação contra a Gripe
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira, 04, a primeira etapa da A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Programada para seguir até o dia 02 de maio, A Saúde espera imunizar 12.643 idosos acima de 60 anos e 5.768 profissionais de saúde.
A partir do dia 2 de maio começará a segunda etapa e a vacinação será ampliada para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Para receber a vacina, é necessário apresentar os devidos documentos, como a identidade e a caderneta de vacinação. No caso das grávidas, a carteirinha de gestante, e dos trabalhadores da saúde, o comprovante profissional. A meta para esta primeira fase é imunizar 12.643 idosos e 5.768 profissionais da saúde. Já para a segunda fase, a meta é vacinar 11.189 pessoas.
O imunizante já está sendo ofertado por instituições privadas de saúde. Produzida pelo Instituto Butantan, a nova versão da vacina da Influenza é trivalente, sendo composta pelo vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B. O imunizante é anualmente atualizado para que a dose seja efetiva contra as novas cepas identificadas pela Organização Mundial da Saúde.
OUTRAS VACINAS
A chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Aline Soares de Almeida Leal, explica que “a vacina da Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional e também em pacientes que fazem uso de medicamentos. Inclusive, sugerimos que aqueles que ainda não receberam uma das doses de reforço da vacina contra a Covid-19, aproveitem a oportunidade para se imunizar. A única exceção são as crianças de 5 a 11 anos (com início em 03 de maio), que precisam esperar 15 dias após tomar a vacina contra a Covid para ter aplicada qualquer outra dose do calendário”, finalizou.