Comércio de Cianorte se prepara para o Dia das Crianças

O Dia das Crianças, uma das datas mais importantes para o comércio, está chegando, e promete aquecer as vendas em Cianorte e em todo o Paraná. De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR, 65,2% dos paranaenses já estão se preparando para presentear no próximo dia 12 de outubro. Apesar de expressivo, o número representa uma leve queda em relação ao ano passado, quando 66,9% dos consumidores planejavam comprar algo especial.

Segundo o levantamento, cada consumidor deverá comprar presentes para duas a três crianças, sendo os pais os principais responsáveis pelas compras, com 54,5% de participação. Tios, avós e demais familiares representam 52,5% dos compradores, enquanto padrinhos e madrinhas somam 8,3%. Além disso, 5,4% das pessoas que planejam comprar presentes não têm parentesco direto com as crianças.

Por outro lado, 33,7% dos entrevistados afirmaram que não irão presentear neste Dia das Crianças, sendo que a principal justificativa, apontada por 58,9%, é não ter crianças na família. Outro fator relevante são as dificuldades financeiras, mencionadas por 24%, um aumento considerável em comparação aos 14,8% do ano passado.

O valor médio gasto com os presentes teve um aumento de 6,6% em relação ao ano passado, elevando o tíquete médio para R$ 154,38. A maioria das compras, cerca de 32,1%, deve envolver itens com preços de até R$ 100,00. O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, destaca a importância da data para o comércio: “O Dia das Crianças é a terceira maior data para o varejo, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. O aumento no valor médio dos presentes mostra que, mesmo em um cenário econômico desafiador, os consumidores estão dispostos a investir mais na qualidade dos produtos, principalmente brinquedos, que representam mais de 75% das intenções de compra.”

A forma de pagamento preferida pelos paranaenses este ano será à vista, com 74,4% das compras sendo pagas via Pix (31%), cartão de débito (28,9%) e dinheiro (14,5%). O uso do Pix, em particular, está em ascensão, crescendo de 23% no ano passado para 31% em 2024, sinalizando uma tendência forte de digitalização nos pagamentos. O uso de dinheiro físico, por outro lado, continua caindo, passando de 19,8% para 14,5%.

Com a expectativa de boas vendas e consumidores mais cautelosos com seus orçamentos, o comércio de Cianorte e do Paraná se prepara para um Dia das Crianças movimentado, especialmente com foco na qualidade dos presentes e nas novas formas de pagamento que estão ganhando força.