Concurso ‘Diga não ao Trabalho Infantil’ premia melhores desenhos

Na noite da última terça-feira, 05, a Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura, e em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), promoveu a premiação da edição 2024 do Concurso Cultural “Diga não ao Trabalho Infantil”. O evento foi no Auditório Cândido Garcia (Unipar) e reuniu autoridades, professores, estudantes dos 4ºs e 5ºs anos das 15 escolas municipais de Cianorte e seus familiares.

O concurso integra o projeto “Resgate à Infância”, cujas atividades nas escolas tiveram início em junho, como uma das ações alusivas ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil (12/06). Os professores, a partir de capacitação ofertada pelo Ministério Público do Trabalho, trataram das temáticas Trabalho Infantil e Trabalho infantil na Reciclagem com as crianças. Após momentos de aprendizado e reflexão, foram produzidos os desenhos. Então, os pré-selecionados pelas instituições de ensino foram avaliados por uma comissão, com base nos critérios: coerência com o tema, originalidade e criatividade.

Os estudantes que ficaram em primeiro lugar de cada escola receberam um smartphone; os segundos lugares uma bicicleta; e os terceiros lugares um headphone. Já os professores que acompanharam as atividades dos classificados foram premiados com um relógio smart, uma caixa de som bluetooth e fones auriculares bluetooth, respectivamente.

“Muito mais do que a escolha do melhor desenho, esta é uma ação educativa, social e de conscientização das crianças sobre seus próprios direitos, tendo como objetivo final a prevenção e a erradicação do trabalho infantil”, explicou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon. “Não se trata de dizer às crianças que não podem ser colaborativas e ter atividades que façam parte do aprendizado, adequadas à sua idade. Mas de ensinar às crianças que existe um tempo para cada coisa e que seus direitos devem ser respeitados”, completou a secretária municipal de Assistência Social, Andressa da Silva Belo Safira, representando o prefeito, Marco Franzato, ao parabenizar os vencedores.