Crea-PR vai fiscalizar estruturas de Natal montadas nas cidades da região
Assessoria
Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizaram vistorias em estruturas metálicas e elétricas que compõem as decorações de Natal deste ano em Maringá. Foram realizados nove relatórios de fiscalização.
Outras fiscalizações serão realizadas em municípios na regional do Crea-PR nas próximas semanas: Cianorte; Campo Mourão; Umuarama; Paranavaí; e Sarandi. Caso sejam constatadas irregularidades, empresas e pessoas físicas envolvidas podem ser penalizadas.
Em Maringá, as luzes natalinas, os circuitos utilizados nos comércios instalados para o período, estruturas de palco, de tendas e de parques de diversões foram examinados por fiscais do Conselho, com objetivo de verificar a presença de profissionais habilitados e, assim, contribuir para a segurança da população. Os resultados foram apresentados para a Prefeitura do município na sexta-feira, 25.
ORIENTAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
Instalações elétricas malfeitas podem causar curtos-circuitos e levar a incêndios. Instalações metálicas provisórias podem desabar, ocasionando danos materiais e a pessoas. Por essa razão, para quem planeja instalações decorativas de maior vulto, a recomendação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) é procurar Engenheiros Civis, Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Mecânicos e outros habilitados pelo Conselho para a elaboração do projeto e acompanhamento da execução.
Tais profissionais assumirão responsabilidade técnica pelas estruturas, possibilitando, assim, uma melhor segurança para as festividades. Poderão, ainda, orientar sobre a escolha de materiais, montagem e desmontagem, bem como economia adequada.