Escritório de Compras vai ajudar pequenos negócios a vender para órgãos públicos
Estrutura de suporte para micro e pequenas empresas interessadas em fornecer para o setor público como prefeituras, autarquias, universidades, entre outros, o Escritório de Compras Públicas começa a operar em Cianorte. Trata-se do primeiro do Paraná implementado dentro de um Ponto de Atendimento ao Empreendedor, potencializando a rede de contato com empresários locais.
A iniciativa é do Sebrae/PR e da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), em parceria com a Prefeitura de Cianorte, Fecomércio PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa (Fopeme) e Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampepar). Está baseada na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que prevê o acesso às compras públicas como uma forma sustentável de promoção do desenvolvimento local.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Valtemar Sartorelli, a ideia é aproximar empresários de Cianorte de instituições públicas que demandam produtos e serviços.
“Dentre os objetivos, o principal é fomentar o mercado de compras públicas para que os recursos fiquem no município, além de fortalecer as empresas. É uma ação de desenvolvimento estruturante que vejo com entusiasmo, porque o resultado é recurso direto na conta das empresas”, frisa.
A previsão é que o percentual de compras feitas de pequenos negócios locais aumente. Só em 2018, segundo dados do Tribunal de Contas do Paraná, dos mais de R$ 90 milhões adquiridos por meio de compras públicas em Cianorte, 33% foram de micro e pequenas empresas da cidade. Na microrregião de Cianorte, em 2018, foram adquiridos R$ 226 milhões, sendo 34% de micro e pequenas empresas locais.
Na prática, o Escritório vai captar informações de licitações na microrregião de Cianorte, que conta com mais 11 municípios, e disponibilizar aos empresários, de forma customizada, por meio do Escritório de Compras Virtual. A ferramenta avisa os interessados sobre editais abertos para participação, basta realizar o cadastro, gratuitamente.
Também serão realizadas capacitações para preparar empresários, consultorias, serviços de apoio a órgãos públicos para a organização de editais, entre outros, gratuitamente. “O Escritório irá intermediar a relação entre empresários e órgãos públicos, preparando os dois lados. Por funcionar junto ao Ponto de Atendimento, saímos na frente, porque já existe credibilidade e relacionamento com o empresariado”, destaca Sartorelli.
Para o presidente da ACIC, Nivaldo Rodrigues, o Escritório ganha importância neste momento de crise. “Os empresários serão despertados para participar mais efetivamente das licitações. Muitas vezes, eles acham que não têm competência para isso, mas os serviços ajudarão a desmistificar essa impressão. A solução mostra que há um esforço para encontrar caminhos em meio aos impactos da pandemia”, comenta.
Atendimento
O lançamento virtual do Escritório de Compras foi realizado nesta quinta-feira (17) e contou com as presenças do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, presidente da ACIC, Nivaldo Rodrigues, secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Cianorte, Wanderley Fernandes, entre outras lideranças.
O horário de atendimento é das 8h às 18h, com o agente Valmir Flávio da Silva. Os telefones são o (44) 3619-1124 e o (44) 99171-4487 (fone e Whats). O endereço é o mesmo da ACIC, Avenida Santa Catarina, 683. Além do atendimento no Escritório, os interessados podem se cadastrar diretamente no Escritório de Compras Virtual.
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