Novo apagão atinge 22 mil imóveis em Cianorte

Uma explosão registrada na rede elétrica por volta das 19h35 de terça-feira, 15, deixou parte de Cianorte sem energia por várias horas. O rompimento de fios afetou pontos da área central, como a Rua Guararapes, e também o Conjunto Cassidore. Em resposta, equipes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) foram acionadas para realizar os reparos de emergência.

A pane comprometeu o fornecimento em cerca de 2,7 mil domicílios diretamente atingidos pela falha nas chaves da rede. De acordo com nota oficial da Copel, o serviço foi restabelecido de forma gradual e normalizado às 3h11 da madrugada de quarta-feira. A empresa ainda informou que, ao longo do dia, 22 mil unidades consumidoras chegaram a ser impactadas por cortes de energia, resultado de quedas de vegetação e danos em trechos da fiação elétrica.

A nota informou que não houve registro de danos pessoais ou materiais. Ainda assim, a empresa orienta consumidores que tenham sofrido prejuízos com a queda de energia a buscar informações sobre ressarcimento no site oficial da companhia (www.copel.com).

A situação chegou ao plenário da Câmara Municipal. Em requerimento datado de 9 de abril, os vereadores Victor Hugo Davanço, Marisa Franco e Robson Fagundes solicitaram formalmente esclarecimentos à Copel sobre as falhas recorrentes no sistema elétrico.

O documento questiona os motivos das interrupções frequentes e pede informações atualizadas sobre a nova subestação em construção no município. A obra, segundo a Copel, está em andamento e deve ser concluída até dezembro. O investimento na subestação e nas linhas de alta tensão que a conectam chega a R$ 49 milhões.