Prefeitura de Cianorte confirma dois novos casos de coronavírus
Dois novos casos de coronavírus foram confirmados em Cianorte nesta segunda-feira, 6. Um homem de 51 anos e uma mulher de 44 anos tiveram contato direto com um dos casos positivos e foram infectados pelo vírus.
De acordo com a Prefeitura de Cianorte, ambos seguem em isolamento domiciliar e se recuperam bem.
O último boletim atualizado pela Prefeitura mostra que a cidade conta com 13 casos confirmados, 44 descartados e cinco em investigação. Dos infectados, 10 pessoas já se recuperaram e uma acabou morrendo.
Região
São Manoel do Paraná é a segunda cidade da região que apresentou caso positivo. Até o momento a cidade conta com uma confirmação da Covid-19.
As cidades de Guaporema, Rondon e Tapejara contam com um caso descartado cada uma. Japurá, Jussara e São Tomé também contam apenas com casos descartados, seis, dois e três casos, respectivamente.
1ª morte em Cianorte
Um homem de 80 anos com diagnóstico positivo da Covid-19 faleceu no sábado, 4. Ele estava internado em um dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Casa em estado grave. A Secretaria de Saúde de Cianorte divulgou a confirmação do caso no dia 2, quinta-feira, e informou que o homem teria entrado em contato com uma pessoa do grupo de viajantes que retornou nos Emirados Árabes Unidos (EAU). Porém, no dia do falecimento do paciente, o parecer da Prefeitura de Cianorte foi outro.
A segunda informação sobre o caso foi de que o paciente havia realizado um cruzeiro nacional entre os dias 9 a 13 de março, onde provavelmente teria contraído o vírus.
A TRIBUNA DE CIANORTE questionou a Prefeitura a respeito das duas versões divulgadas. De acordo com a administração, o paciente foi atendido por unidade particular de saúde e não pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por isso não teve contato com o paciente.
O hospital registrou que o homem de 80 anos teria entrado em contato com um dos viajantes. Conforme esclareceu a Prefeitura, após divulgarem a informação, familiares do paciente entraram em contato e relataram que ele havia feito a viagem de navio.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Cianorte explicou que a forma de contágio do paciente havia sido por contato com um dos integrantes da viagem aos EAU.
De acordo com informações da Prefeitura, não existe a possibilidade de algum erro em informações com relação aos outros casos investigados e confirmados.
Paraná soma 466 casos confirmados
O boletim divulgado nesta segunda-feira (06) pela Secretaria de Estado da Saúde confirma 21 novos casos de coronavírus e mais três óbitos. O Paraná soma agora 466 casos e 13 mortes pela Covid-19.
Uma paciente de Curitiba, de 56 anos, estava internada desde 29 de março e foi confirmada com a Covid-19 no dia 31. Um homem de 94 anos, também morador da Capital, estava internado desde o dia 1º deste mês, com confirmação para a doença no sábado (04). Ambos faleceram nesta segunda-feira (06). O outro óbito trata-se de uma mulher de 78 anos residente no município de Primeiro de Maio. Internada desde sexta-feira (03), faleceu neste domingo (05). As duas mulheres possuíam comorbidades.
Os novos casos são 12 homens e nove mulheres, com idades entre 22 e 88 anos, residentes de Londrina (9), Primeiro de Maio (1), Curitiba (3), Maringá (2), Cascavel (1), Mariópolis (1), Foz do Iguaçu (1) e Bandeirantes (1), além disso foram confirmados casos de São Paulo (2) notificados em Leópolis.
De acordo com os dados da secretaria estadual, o Paraná soma agora 466 casos confirmados, 4.867 descartados e 156 em investigação.
Dos pacientes, 96 pacientes estão internados – 61 deles em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 35 em leitos clínicos.
Os 13 óbitos foram registrados nos municípios de Cascavel (1), Campo Mourão (3), Cianorte (1), Maringá (2), Santa Fé (1), Londrina (1), Quatiguá (1), Curitiba (2) e Primeiro de Maio (1).