Prefeitura distribui 562 kits de merenda escolar
Diante da crise econômica que o isolamento social ocasionou em todo o país, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, buscou meios de minimizar os impactos causados pelo novo coronavírus. Na última semana, um mutirão foi formado por servidores para realizar a montagem de kits com alimentos provenientes da merenda escolar. A distribuição ocorreu na manhã de sábado (18), para 562 famílias, cujos filhos estão estudando na rede municipal de ensino.
Com a medida, a Prefeitura cumpre a Lei nº 13.987/2020 do Governo Federal, que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas da educação básica, enquanto durar o período de suspensão das aulas em razão da pandemia. O critério para definição de quais alunos receberiam os alimentos, foi o de assistência social para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade.
A distribuição foi acompanhada por nutricionistas da secretaria e por integrantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Junto aos kits, a Prefeitura também enviou uma carta com orientações sobre a higienização dos alimentos e cuidados para evitar a contaminação pela Covid-19. “Sabemos o quanto este ato representa para essas famílias, agregando valor nutricional diário às crianças e adolescentes que dependem da merenda escolar como uma importante fonte de alimentação”, enfatizou a secretária da pasta, Zilda de Assis.
“É uma iniciativa muito importante, porque alivia o sentimento de dor nesse momento tão difícil que estamos passando. A ação não é nenhum favor que a Prefeitura está fazendo para as famílias atendidas, é um direito delas. A merenda escolar sempre foi uma prioridade nas escolas e sabemos que, para muitos desses alunos, é a principal refeição do dia. Nossa equipe já iniciou o processo de aquisição dos itens que serão distribuídos no próximo mês”, explicou o prefeito Claudemir Bongiorno.