Procon alerta sobre descontos indevidos na aposentadoria ou pensão
De janeiro a maio deste ano, o Procon Municipal registrou 140 reclamações contra associações, seguradoras, sindicatos e confederações que estão debitando nos vencimentos dos pensionistas e aposentados contribuições que não foram contratadas junto a essas categorias de prestadoras e serviços. Cerca de 90% das ocorrências são de lançamentos nunca antes solicitados ou autorizados pelos beneficiários.
Segundo o diretor do Procon Municipal, William Martnez Batista, alguns descontos são realizados diretamente na fonte pagadora do salário do aposentado ou pensionista no INSS e outros são efetuados após o valor do benefício cair na conta-corrente ou poupança na qual recebe o provento, demonstrado no extrato bancário.
“Caso o aposentado ou pensionista observe que o valor do seu benefício está vindo abaixo daquele que tem para receber, é importante se dirigir até o INSS e solicitar o histórico de créditos dos últimos 12 meses para verificar se há alguma irregularidade. Também é possível solicitar na instituição financeira pela qual recebe o salário o extrato bancário e, se porventura, houver algum desconto não autorizado é importante reclamar”, orienta o diretor.
Até o momento, o Procon Municipal constatou mais de 20 instituições com lançamentos de débitos indevidos. “A maioria desses descontos vem com a descrição ‘contribuição’ e com o nome da fornecedora logo em seguida. Assim, para facilitar a conferência dos extratos pelos aposentados e pensionistas, listamos as principais abreviaturas”, destaca William.