Copel age rápido após dano em equipamento; queda de energia afeta 34 mil unidades
Da Redação com AEN
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) emitiu uma nota explicando o motivo da queda de energia que afetou aproximadamente 34 mil unidades consumidoras, em Cianorte, no final da manhã de terça-feira, 23.
O desligamento de três minutos teve origem em uma avaria em um equipamento crucial na subestação local. A Copel, ciente da magnitude do impacto nas residências e estabelecimentos comerciais, agiu prontamente para identificar e isolar a falha, trabalhando para restabelecer o fornecimento elétrico à população.
“Nossas equipes atuaram de forma diligente para resolver a situação e garantir que a população não ficasse por muito tempo sem energia”, declarou a nota.
TEMPORAIS
Em 2023, o Paraná enfrentou 24 temporais de grandes proporções, o maior número no Estado em um ano. Eles provocaram danos graves à rede elétrica, como a quebra de 5.637 postes da rede da Copel no ano passado, uma média de 15 por dia. A instalação dos novos postes no lugar dos avariados equivale à quantidade de estruturas necessárias para construir uma rede nova de cerca de 320 quilômetros de extensão.
“Em 2023 nós trabalhamos intensamente para reconstruir parte da rede destruída por temporais e para minimizar os impactos sobre o fornecimento de energia à população”, explica a superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Bertolin.
De acordo com o Simepar, no ano passado foram registrados 3.935 episódios de rajadas de ventos acima de 50 km/h no Paraná, um aumento de 14% em relação a 2022 e de 34,8% na comparação a 2021. O instituto de meteorologia contabilizou 284.210 raios no Estado em 2023, número 25% maior do que em 2022 e 183% superior a 2021.