Incêndio atinge reserva florestal entre Cianorte e Tuneiras do Oeste
Um incêndio de grandes proporções teve início, na tarde de domingo, 08, em uma área de reserva florestal próxima à Reserva Biológica das Perobas, localizada entre os municípios de Cianorte e Tuneiras do Oeste. As chamas, que já devastaram aproximadamente 600 mil metros quadrados de mata nativa, mobilizaram equipes de diversas frentes para conter a propagação do fogo.
O Corpo de Bombeiros de Cianorte, com o apoio da Defesa Civil de Tuneiras do Oeste, caminhões-pipa de municípios vizinhos, maquinários e empresas da região, estão trabalhando intensamente para impedir que as chamas atinjam a Reserva Biológica das Perobas, uma área de preservação ambiental de grande importância.
Segundo o Tenente Warison, o fogo avançou rapidamente pela vegetação, chegando próximo ao Acampamento Religioso Maanaim, que foi protegido pelas equipes. Durante a noite de domingo, 08, aceiros foram criados para tentar barrar o avanço das chamas, e as equipes permaneceram no local combatendo os focos de incêndio que persistiam na área afetada.
Na segunda-feira, 09, o Instituto Água e Terra (IAT) disponibilizou um helicóptero equipado com um cesto de água para sobrevoar a região e auxiliar no combate ao incêndio.
Em nota oficial, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reforçou o esforço conjunto de brigadistas, Corpo de Bombeiros e equipes de diversas empresas e prefeituras para evitar que o fogo se espalhe e atinja áreas habitadas ou a própria reserva.
Outros incêndios
Na noite de quinta-feira , 05, por volta das 21h00min, o Corpo de Bombeiros também foi acionado para conter um incêndio de grandes proporções em um canavial localizado na estrada Canaã, em Cianorte. O fogo ameaçava uma propriedade rural e uma área de preservação ambiental. Após várias horas de combate, com a ajuda de sete caminhões-pipa e uma retroescavadeira, o incêndio foi controlado, mas cerca de 700 mil metros quadrados de plantação de cana foram destruídos.